CI

Frio perde força ao longo da semana

Há alerta em relação à umidade


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

Nesta segunda-feira (23/05) as temperaturas começam a ficar mais agradáveis, indicando a perda de força do frio no decorrer da semana. Este leve aquecimento, já é o suficiente para minimizar o potencial para formação de geadas em grande parte das áreas que foram afetadas pelo fenômeno nos últimos dias.

Apesar disso, o amanhecer ainda será ameno, com diversas regiões registrando marcas abaixo dos 10°C, até mesmo na parcela central do país. Entretanto, a tendência é de um maior aquecimento no período diurno.

Em relação às chuvas, a presença de uma ampla área de alta pressão, minimiza e até mesmo impede a formação das nuvens carregadas em grande parte do país. Isso mantém o tempo firme em áreas desde a região sul até o sul da região norte e interior nordestino.

Esse tempo mais seco, também coloca em alerta as áreas mais centrais da região centro-oeste. Especialmente em relação aos baixos índices de umidade do ar, que podem ficar abaixo dos 20% nos horários mais críticos.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

As instabilidades apresentam um padrão típico da época do ano, ficando mais deslocadas para a metade norte da região. Assim, são esperadas pancadas de chuvas expressivas sobre a grande região do Baixo Amazonas, sul do AP e na Ilha de Marajó. Ao mesmo tempo que, sobre o AC, RO, sul do AM, sul do PA e sul do TO o tempo será firme e com poucas condições para chuvas. As temperaturas ainda continuam baixas, como reflexo da última massa de ar polar, especialmente no amanhecer na metade sul da região norte. 

Região Nordeste

As temperaturas seguem baixas em praticamente todas as áreas do nordeste, ainda sob a influência da massa de ar polar que avançou pelo país na última semana. Entretanto, durante o período diurno, com a forte presença do sol, os termômetros sobem rapidamente. Apesar disso, na faixa leste, as temperaturas ficam abaixo daquilo que seria esperado para a época do ano. Em relação às chuvas, a tendência é de instabilidades pontuais sobre a faixa litorânea desde o Recôncavo Baiano até o MA. Já no interior da região, as condições indicam uma segunda-feira de tempo seco.

Região Centro-Oeste

Após a chegada do ar frio, uma área de alta pressão se estabeleceu sobre a região. Uma característica das áreas de alta pressão é que elas impedem a formação das nuvens carregadas. Assim, sobre todos os estados do centro-oeste o tempo segue firme e com poucas variações de nebulosidade. As temperaturas ainda serão baixas para a época do ano, especialmente na faixa leste do MS, sudeste do MT, sul e leste do estado do GO. Além disso, há alertas em relação aos baixos índices de umidade entre o leste do MT e centro do GO.

Região Sudeste

O ar frio ainda marca presença sobre a região sudeste, particularmente na faixa centro-leste. O amanhecer terá temperaturas abaixo dos 10°C, mas sem condições para geadas nas regiões produtoras. Durante o período da tarde, o domínio será de sol em praticamente todas as áreas. Apenas na faixa litorânea, devido aos ventos oceânicos, há condições para chuvas fracas e passageiras. A área com a maior probabilidade para o registro de alguma instabilidade é na grande  região de Serra no ES.

Região Sul

O frio ainda domina o tempo na região, apesar disso, com a maior presença de nuvens e umidade, as condições para geadas são menores. A passagem de um cavado - região alongada de baixa pressão - favorece o aumento de nebulosidade sobre o norte do RS até o PR. Existe a possibilidade de algumas pancadas fracas e passageiras no oeste do PR. De maneira geral, o amanhecer ainda será frio em todas as regiões, mas com temperaturas maiores do que as registradas nos últimos dias. Durante o período da tarde, os termômetros sobem gradativamente, mantendo as temperaturas agradáveis. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Probabilidade de Geadas

Temperatura Mínima

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.