CI

Fronteira Oeste gaúcha avança com a colheita do arroz

Dia amanheceu nos campos gaúchos de arroz e os trabalhadores já estão prontos para mais um dia de colheita


O dia amanheceu nos campos gaúchos de arroz e os trabalhadores já estão prontos para mais um dia de colheita. O ritmo do repique de Carnaval não tem nada a ver com o campo, mas a batida do trabalho duro nas plantações de arroz está dando o tom para a colheita da terceira maior cultura cerealífera do mundo, no Rio Grande do Sul. Na região produtora de Itaqui, na Fronteira Oeste gaúcha, as máquinas avançam com a colheita durante o dia na Granja Angico. Ao entardecer, a pintura das colheitadeiras no horizonte mostra que o motor das máquinas, ainda irá prosseguir com os trabalhos no campo por algumas horas da noite.

A produtora de arroz Noelle Viegas Foletto disse que aos poucos foi deixando de lado o preparo de terras (que estão praticamente prontas para o próximo ano) para se dedicar noite e dia, a colheita do arroz na sua fazenda. Ao todo, já foram colhidos 25% de uma área de oito mil hectares. ”A gente colhe até onde o sereno deixa. Quando o sereno molha a palha, a gente tem que parar”, relata a jovem produtora.

Chuva excessiva 

A chuva excessiva em dezembro e também em janeiro atingiu a fase de floração do arroz e prejudicou o enchimento de grãos. Durante a fase de floração acontece a polinização e, isso ajuda a determinar a fase do enchimento de grão. Se acontecer algo durante o período de floração pode comprometer o rendimento da cultura. Em Itaqui(RS),  onde fica localizada a produção de Viegas, o arroz é irrigado. A área é inundada 40 dias após a semeadura, entre os estágios V3 e V5. Depois é aplicada ureia (nitrogênio) e novamente a área é alagada para depois aguardar a colheita.

Análise do meteorologista 

De acordo com a meteorologista da Climatempo Graziella Gonçalves, a chuva continua abundante até o dia 06/03, no Sul do Brasil. Após esse período a chuva diminui de volume e na 2ª quinzena do mês de março há uma tendência de mais dias de tempo seco com sol.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.