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Fruitlogistica resulta em negócios de US$ 12 milhões para o Brasil


Uma das principais feiras do mercado de frutas frescas, o evento contou com a participação de mais de 90 países. O Brasil participou com 18 empresas e entidades levadas pelo IBRAF (Instituto Brasileiro de Fruta) e com o acompanhamento da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. Para o Brasil, este é um mercado com grande potencial. Em 2004, os participantes brasileiros da Fruitlogistica obtiveram US$ 12 milhões em volume de negócios. A capital Berlim recebeu mais de 22 mil visitantes, um acréscimo de 39% em relação a 2003.

“O produto brasileiro ganha cada vez mais destaque na União Européia, principalmente na Alemanha. O importante para obter sucesso em uma feira internacional é além do excelente produto, um planejamento cuidadoso”, finaliza Dinah. Em 12 meses, o IBRAF estima que os produtores brasileiros conseguirão alavancar negócios no valor de US$ 22 milhões em vendas.

Para Moacyr Saraiva Fernandes, presidente do Ibraf, as feiras são uma importante ferramenta de marketing. “Há a necessidade de demonstrar os produtos brasileiros do setor, nos mercados internacionais, uma vez que a demanda interna não suporta o crescimento da produção e apenas 1,4% do produzido é exportado”, afirma Fernandes. No Brasil, este mercado movimenta US$ 5,8 bilhões por ano, com uma produção de 34 milhões de toneladas – a terceira maior do mundo, e 5,6 milhões de postos de trabalho.

As empresas brasileiras que participaram da Fruitlogistica foram: AGOL - Agropecuária Grande Oeste Agra Produção e Exportação Ltda., Agricola Fraiburgo S/A, Agropecuaria Labrunier, Agropel Agrícola Ltda., Comitê Executivo de Fitosanidade do Rio Grande do Norte – COEX, Copa Fruit Importação e Exportação Ltda. - Fruitfort Group, Fischer Fraiburgo Agricola Ltda., Gaia Importação e Exportação Ltda., Globalfruit, Indaia Exotic Import e Export Ltda., Itacitrus Comercio de Frutas Ltda., Nolem Comercial Importadora, Paulista Business Corporation, Renar Maçãs S.A., Sebrae-RS South Brazilian Fruit, Sebrae RN, Secchi Agrícola Imp. e Exp. Ltda e IBRAF.

“Temos um alto índice de especialização do público da Frutilogistica. Cerca de 17 mil visitantes são decisores no processo de compra de um produto, o que agiliza e otimiza o processo de negociação”, explica Dinah Worisch Mazzo, diretora do Departamento de Feiras da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. A entidade é a representante oficial da Messe Berlim e responsável pela comercialização da Fruitlogistica para o Brasil.

Segundo estatísticas divulgadas pela organização, o evento recebeu 20% mais países, 21% de aumento de área de feira e 30% mais exibidores que em 2003. “Os números comprovam os resultados positivos que a Fruitlogistica traz aos negócios dos participantes”, complementa Dinah.

A União Européia produziu 79 milhões de toneladas de frutas e vegetais no ano passado, com cerca de dois milhões de negócios engajados no cultivo e plantio de frutas e vegetais. Isso gerou um volume de aproximadamente 33 bilhões de euros. Somente na Alemanha, existem cerca de 2.700 companhias no setor que comercializam 16 milhões de toneladas de frutas e vegetais, atingindo vendas de 18 bilhões de euros.

A organização da feira contabilizou 1.112 expositores de 54 países que apresentarem frutas e vegetais a importadores/exportadores, atacadistas, varejistas e executivos do mercado. A Frutilogistica 2005 acontecerá de 10 a 12 de fevereiro, em Berlim.

Outras informações e sugestões de como participar em uma feira podem ser obtidas no site www.ahkbrasil.com, no link Departamento de Feiras.

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