Frutam recebe recursos do Governo do Estado

Agronegócio

Frutam recebe recursos do Governo do Estado

Os integrantes da Frutam receberam equipamentos para agroindústria e assinaram contrato pelo Feaper.
Por:
198 acessos

Os integrantes da Fruticultores Associados de Mampituba (Frutam) receberam, nesta segunda-feira (22/08), equipamentos para agroindústria e assinaram contrato pelo Fundo Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor (Feaper) para a estruturação de câmaras de climatização de frutas. 

Os projetos são financiados pelo Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e pela Participação Popular e Cidadã e elaborados pela Emater/RS-Ascar.

Os dois projetos canalizam recursos para estruturação de um espaço de pós-colheita e um entreposto de comercialização de frutas. O de R$ 90 mil será utilizado para a construção de câmaras climatizadoras, enquanto o de R$ 22.757,00 para a compra de balanças, equipamento de transporte e caixas.

A solenidade de assinatura do contrato e entrega de equipamentos ocorreu na sede da Coopamam, com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, da diretora administrativa da Emater/RS, Silvana Dalmás, do gerente regional da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Ademir Santin, do presidente da Coopamam, Ricardo dos Santos, do prefeito, Pedro Juarez da Silva, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STR), Alcides de Oliveira Lopes, agricultores e autoridades.

Durante a solenidade, o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar, Cícero Santos, apresentou o programa Gestão Sustentável na Agricultura Familiar, enquanto Marcelo Cotrim, da UCP, falou sobre as ações em associativismo e cooperativismo e a importância de acesso ao mercado institucional para melhorar a renda dos agricultores, a possibilidade de intercooperação para o fornecimento de frutas à população e um mercado disponível que pode ser conquistado pelos agricultores do Litoral.

Silvana Dalmás parabenizou a iniciativa dos agricultores e a união de pessoas com o mesmo propósito. "O cooperativismo vai além da renda, do dinheiro em si, e para que o trabalho conjunto evolua é preciso somar para avançar. Vocês têm um caminho promissor, acreditem, participem, ajudem a fazer a gestão, que é importante. É assim que se cresce e se fortalece no cooperativismo", ressaltou a diretora da Emater/RS, que aproveitou a oportunidade para ressaltar a disponibilidade da Instituição aos agricultores enquanto operacionalizadora de políticas públicas dos governos federal e estadual.

Minetto destacou que o associativismo é essencial e uma oportunidade de mercado e negócios. "É importante estar junto e vocês têm o apoio de políticas públicas estaduais, municipais e federais para melhorarem. Sucesso e vida longa nesta caminhada e que os equipamentos ajudem a melhorar as condições econômicas, porque através dela vem a evolução social".

A Coopamam passou a existir neste ano e foi fundada por associados da Frutam, permitindo que o grupo passasse a ter as duas naturezas jurídicas e acessar novos mercados, principalmente o institucional, ofertando banana prata e caturra e, futuramente, maracujá, aipim e batata-doce. Fazem parte da Coopamam cerca de 20 agricultores. 

Além da assessoria direta da equipe da Emater/RS-Ascar de Mampituba, os associados contam com o apoio da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar (UCP). Mampituba é um município eminentemente rural, com 1.900 hectares de banana, de 900 hectares de arroz irrigado e 134 hectares de maracujá. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink