CI

Frutas aumentam valor da produção de Juazeiro (BA) em 46,6%

O município é conhecido pólo produtor e exportador de frutas tropicais


Segundo informações da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) do IBGE, na Bahia, merece destaque Juazeiro, que teve um aumento de 46,6% no valor de produção em relação a 2004. O município é conhecido pólo produtor e exportador de frutas tropicais, e sua localização privilegiada reduz o tempo e o custo do transporte para América do Norte e Europa. O clima quente e seco, aliado às técnicas de irrigação, por sua vez, permitem a obtenção de ciclos sucessivos de produção, colheitas em qualquer época do ano e produtividade acima da média nacional.

O estado de São Paulo detém a maior participação no valor da produção agrícola brasileira (17,6%). É o maior produtor de laranja (80,5%), cana-de-açúcar (60,2%) e banana (17,6%). Também se destaca nos cultivos de batata-inglesa (26,6%), tomate (21,6%), uva (15,5%), milho (11,7%) e café (9,4%). Em segundo lugar, ficou Mato Grosso (13,9%), que ultrapassou o Paraná. Mato Grosso é o maior produtor de algodão herbáceo (45,9%) e soja (34,7%) e importante produtor de arroz (17,2%) e milho (9,9%). Afetados pela estiagem, Paraná e Rio Grande do Sul, terceiro e quinto colocados respectivamente em 2005, perderam uma posição no ranking cada, um em relação a 2004.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.