CI

Frutas serão tema da Embrapa em Feira Botânica


Frutas serão tema da Embrapa em Feira Botânica

Embrapa vai demonstrar pesquisas com espécies frutíferas no Shopping CasaPark

Recentemente, os brasileiros foram surpreendidos por uma revelação bombástica, feita por um pesquisador francês, de que a banana poderia desaparecer. Passado o susto, hoje já se sabe que isso não vai acontecer, pelo menos no Brasil, onde as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa já garantiram variedades resistentes as piores doenças que atacam essa fruta: o mal-do-Panamá e a sigatoka negra. Além disso, a ameaça de extinção se restringe às bananas de exportação, do subgrupo Cavendish (semelhantes à banana nanica) e no Brasil, as mais consumidas são as variedades prata e maçã.

E não é apenas a sobrevivência da banana que está na mira da Embrapa. A Empresa desenvolve pesquisas para assegurar a diversidade genética dessa e de muitas outras espécies frutíferas, como o abacaxi, o mamão e o melão, por exemplo. Quem quiser conhecer essas pesquisas, poderá visitar o estande da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 40 unidades de pesquisa da Empresa localizada em Brasília, na XIII Feira Botânica do Shopping CasaPark nos dias 29 e 30 de março, onde estarão sendo apresentadas também plantas que ilustram a evolução do abacaxi ao longo do tempo, além de um catálogo contendo as espécies dessa fruta encontradas no Brasil.

Quem comparecer à Feira Botânica, vai poder conhecer ainda os produtos à base de frutas nativas do cerrado, como bolos, doces e sorvetes, desenvolvidos pela Embrapa Cerrados, também situada em Brasília. Estarão à venda no estande da Embrapa publicações sobre temas relacionados às pesquisas desenvolvidas pela Empresa em todo o país.

Pesquisas em destaque na Feira

Um dos destaques é o projeto que estuda o genoma de banana. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia está participando do Consórcio Internacional do Genoma Musa (Musagene), que tem como objetivo decifrar o genoma dessa fruta, para com isso garantir a sua sustentabilidade como alimento básico para grande parte da população mundial.

Outro destaque é o lançamento do livro “Frutas do Cerrado”, de autoria dos pesquisadores: Dijalma Barbosa da Silva, José Antônio da Silva, Nilton Tadeu Vilela Junqueira e Leide Rovênia Miranda de Andrade, que será realizado no dia 29 de março, às 17 horas, no estande da Embrapa..

Quem comparecer ao estande da Empresa durante a Feira vai poder colaborar com o Programa Fome Zero do Governo Federal, através da troca de um quilo de alimentos não perecíveis (exceto sal) por sementes de graviola ou por três mudas de café ou de espécies frutíferas.

A XIII Feira Botânica do Shopping CasaPark acontece nos dias: 29 de março (sábado), das 9 às 21 horas; e 30 de março (domingo), das 9 às 18 horas.

Mais informações podem ser obtidas com Fernanda Diniz, na Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, pelos telefones: (61) 448-4769 e 448-4770 ou pelo E-mail: [email protected].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.