CI

Fruticultura: Parcerias dão bons resultados

Parcerias garantem realização de cursos em vários municípios do MT


A expectativa do presidente da Sociedade Mato-grossense de Fruticultura, Duílio Maiolino é otimista. Ele aposta que o próximo governo terá a sensibilidade de apoiar o desenvolvimento da atividade no Estado. "É uma atividade que gera muitos postos de trabalho, renda e, consequentemente, melhoria de qualidade de vida para a população".

A parceria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Sociedade Mato-grossense de Fruticultura tem rendido bons frutos. "A atividade necessita de assistência continuada, ou seja, a presença do técnico praticamente todos os dias na lavoura. Só a Empaer pode prestar esse serviço".

Otimismo também é a palavra que define a expectativa do professor de fruticultura da UFMT, João Pedro Valente, para os próximos anos. Ele ressalta que a chegada da Embrapa no Estado pode contribuir muito com a concretização da atividade no Mato Grosso. "Mas só a assistência técnica não desenvolve a atividade. É preciso vontade política".

Capacitação também é um elo importante da cadeia produtiva. A parceria entre as entidades e órgãos comprometidos com o cultivo de frutas em Mato Grosso tem garantido a realização de cursos em vários municípios. "Na próxima semana ministrarei aulas em Juruena. É preciso unir assistência, técnica, capacitação, logística, crédito, organização dos produtores e vontade política. Assim teremos um avanço considerável no cultivo de frutas em Mato Grosso".

O maracujá e o abacaxi são as duas frutas mais indicadas para os pequenos produtores cultivarem. Antonimar explica que são plantas de ciclo precoce. "O produtor precisa de dinheiro rápido".

Cuidado - O agrônomo alerta os fruticultores sobre as mudas não certificadas. Ele conta que, se um produtor precisar de um número elevado de mudas certificadas, o mercado não tem para pronta entrega. "Este é outro gargalo da fruticultura. Precisamos organizar a produção de mudas saudáveis para auxiliar o produtor".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.