CI

Fruticultura avança em São Paulo das Missões

A produção de frutíferas é favorecida por fatores como altitude, tipos de solo, microclimas e estrutura fundiária


Foto: Marcel Oliveira

Conforme o Censo Frutícola realizado em 2020 pela Emater/RS-Ascar, o município de São Paulo das Missões se destaca na produção de frutas em 54 propriedades rurais. O município missioneiro possui uma área de 26,20 hectares de fruticultura comercial, além daquelas para consumo familiar, destacando-se a citricultura, a pecanicultura (produção de noz-pecã), a produção de melão, de melancia, de manga, de banana, entre outros. A produção significativa faz com que sejam abastecidos os mercados local e regional, ao mesmo tempo em que são fornecidos alimentos para municípios como Santa Rosa, Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga.

Segundo a equipe municipal da Emater/RS-Ascar, a produção de frutíferas é favorecida por fatores como altitude, tipos de solo, microclimas e estrutura fundiária. Também se destaca a percepção dos produtores em buscar cultivos alternativos, que em pequenas áreas proporcionam retorno econômico.

Diante disso, a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) prestada pela Emater/RS-Ascar orienta sobre toda a cadeia produtiva, em aspectos como a definição da área, recuperação do solo, escolha das sementes ou mudas, opções de empresas idôneas que fazem a venda dos insumos e produtos, assim como orienta sobre o processo de rastreabilidade vegetal e comercialização.

Produção de morangos

O extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Canísio Berwaldt, destaca que houve também um incremento significativo na produção de morangos, nos mais diversos sistemas de plantio. A maioria dos produtores adotou o sistema em canteiros com irrigação por gotejamento e mulching, ou maravalha e cobertura telada com sombrite ou cromatinet.

O produtor Ademir Vorpagel, que adquiriu as mudas de morango, é beneficiário do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, desenvolvido pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar, resultado de Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Cidadania e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Com os recursos recebidos através do programa, instalou uma estufa para a produção de mil pés de morango de dia neutro, em bancada com sistema semi-hidropônico, fazendo o plantio em slabs. Se bem conduzidas, os técnicos destacam que as mudas podem produzir durante três a quatro anos, no mínimo.

Em outro sistema, o agricultor Celso Friske, tradicional produtor de morangos, fez o plantio em canteiros, com fertirrigação, mulching e túnel de proteção com plástico. Friske importou seis mil mudas de morangos, variedade de dia curto, e ainda plantou 5.800 mudas nacionais. Como a cultura do morango não é zoneada, houve a necessidade de elaboração de laudo de viabilidade técnica, sendo que os projetos de crédito e custeio foram elaborados pela Emater/RS-Ascar. No projeto, alguns produtos químicos foram substituídos por insumos orgânicos, com a intenção de minimizar impactos sobre o meio ambiente e sobre a saúde.

Até a presente data foram implantadas em torno de 16.450 mudas, que devem chegar a uma produção estimada de 13.250 quilos. Vendidos a um preço médio de R$ 15,00 o quilo, devem movimentar R$ 198.750,00.

Somente neste ano, a Emater/RS-Ascar organizou a encomenda e distribuiu 2.450 mudas de morango a 24 produtores do município. Em função de questões logísticas influenciadas pela pandemia da Covid-19, as mudas, encomendadas em janeiro e fevereiro deste ano, foram entregues na segunda quinzena de junho. São das variedades Camino Real, planta de dia curto, e San Andreas, planta de dia neutro, vigoroso e de alta qualidade, que produz todo o ano se bem conduzida, recomendada para plantio em sistema semi-hidropônico, explica o extensionista Canísio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.