Fumageiras concordam em antecipar compras

Agronegócio

Fumageiras concordam em antecipar compras

As indústrias vão iniciar o recebimento da produção a partir de dezembro
Por: -Redação
7 acessos

As indústrias de fumo vão iniciar o recebimento da produção da atual safra a partir de dezembro. A decisão foi anunciada nessa terça-feira (14-11) pelo Sindicato da Indústria do Fumo (Sindifumo). Estamos sensibilizados com a situação dos produtores e com os apelos que recebemos, justificou o presidente da entidade, Iro Schünke. A proposta foi manifestada pela indústria fumageira aos produtores, em encontro, ontem, realizado na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Santa Cruz . Nas últimas semanas, foram encaminhados diversos pedidos para que as empresas dessem início à compra da safra até o Natal.

As datas de recebimento do tabaco nas empresas devem ser anunciadas nos próximos dias. O valor a ser praticado será o mesmo do ano passado. O presidente do Sindifumo destaca que, no momento em que for definido o novo reajuste para o produto, deve haver complementação da tabela. A negociação do preço ficou para a primeira quinzena de janeiro de 2007.

Outra reunião entre o setor fumageiro deverá ser agendada para os próximos dias para tratar sobre o impasse gerado pelos diferentes critérios adotados para o cálculo do custo de produção. Conforme o levantamento da indústria, com a redução de 9% nos insumos, o custo manteve-se praticamente inalterado. O presidente da Afubra, Marcilio Drescher, diz que não são coerentes os parâmetros de cálculo de mão-de-obra adotados pela indústria. O valor está muito distante daquilo que consideramos justo e coerente, protestou.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink