CI

Fumicultor abre negociação de preço

Segue a preocupação de produtores com os prejuízos causados pelo granizo


Os fumicultores da região Sul do Brasil encerram nesta terça-feira (7) a apresentação das propostas para o preço do tabaco da safra 2010/11 às indústrias. Apesar de já terem sidos levados à Souza Cruz nesta segunda-feira (6), segundo o presidente da Afubra, Benício Werner, os números serão divulgados somente após todas as fumageiras tomarem conhecimento dos mesmos. A preocupação é que a solicitação de reajuste interfira na negociação com as demais empresas. As discussões prosseguem nas reuniões com a JTI Kannenberg, Universal Leaf, Alliance One e Philip Morris, que participa pela primeira vez como compradora de fumo.

Por outro lado, segue a preocupação de produtores com os prejuízos causados pelo granizo. Os técnicos da Afubra trabalham desde esta segunda (6) no levantamento dos prejuízos com a pior incidência de granizo na região próxima a Santa Cruz do Sul na atual safra. Na sexta-feira, houve danos em apenas 250 lavouras no município de Vera Cruz. As localidades mais atingidas foram Linha Cipriano Oliveira, Linha Dona Josefa, Ferraz e Rincão da Serra. Em muitas plantações, houve perda total das folhas que ainda não foram colhidas e, nas plantas, sobrou apenas o talo. Além disso, o vento causou estragos em, pelo menos, dez estufas com tabaco em processo de cura. Até sábado, a Afubra registrou danos em 16,2 mil lavouras nos três estados do Sul nesta safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.