CI

Fundação Agrisus completa 10 anos

O aniversário será comemorado junto com o Dia da Conservação do Solo,


Única Fundação com recursos exclusivamente privados dedicada à capacitação e aperfeiçoamento profissional e ao incentivo à pesquisa agronômica, a Agrisus (Agricultura Sustentável) completa uma década de atuação em abril de 2011. Fundada por iniciativa da família do engenheiro agrônomo e atual presidente, Fernando Penteado Cardoso (ESALQ/USP – 1936), a Agrisus surgiu como continuidade natural de uma bem-sucedida carreira profissional nos segmentos de fertilizantes e de pecuária de corte. Cardoso, entre muitas atividades, foi fundador do Grupo Manah, seu diretor e presidente de 1947 a 2000, quando o controle da empresa foi vendido.


Para ele, o trabalho é de somar esforços na formação de pesquisadores, professores, divulgadores e profissionais capazes de gerar sólida tecnologia e de promover uma agricultura progressista, econômica e estável, em benefício das gerações futuras. “A terra, como já disseram, é um bem que apenas tomamos emprestado daqueles que nos sucederão”, afirma. A entidade tem lutado para ampliar e aperfeiçoar o uso do plantio direto em terras brasileiras.

Em convênio operacional com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), a Agrisus financia projetos nas modalidades de educação individual (bolsas de estudos, auxílios para participação em eventos), educação coletiva (realização de congressos, seminários, dias de campo, edição de livros, entre outros) e embasamento da educação (pesquisa agronômica e do estado da arte). De 2001 a 2010, foram aprovados 392 projetos, sendo que alguns ainda estão sob análise.

Comemoração
O aniversário será comemorado, juntamente com o Dia da Conservação do Solo, em solenidade na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba (SP), no dia 29 de abril. No programa, palestras, apresentações musicais e de poesias, finalizando com um coquetel.


A abertura estará a cargo do vice-reitor executivo de Administração da USP, Antonio Roque Dechen. O presidente da Agrisus falará sobre a trajetória da entidade; o professor da ESALQ José Laércio Favarin sobre “A Conservação do Solo para uma Agricultura Sustentável” e o engenheiro agrônomo e secretário executivo da Agrisus, Ondino Cleante Bataglia, sobre “O Plantio Direto para a Conservação do Solo”. Na parte artística, o professor aposentado da ESALQ, Zilmar Ziller Marcos, apresentará “poemas da terra”, seguido pela dupla Nanni e Robson que cantará músicas alusivas ao tema.

Data: 29/04/2011
Horário: 18h
Local: Anfiteatro Urgel de Almeida Lima
Endereço: av. Pádua Dias, 11, Piracicaba, SP
Entrada mediante convite ([email protected])

As informações são da assessoria de imprensa da Fundação Agrisus.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.