CI

Fundação Espaço ECO comemora 5 anos

O conhecimento é o único recurso que se multiplica quando compartilhado


Mais de 93 mil pessoas beneficiadas , direta e indiretamente, nas áreas de educação ambiental, reflorestamento e ecoeficiência

Instituída em junho de 2005, a Fundação Espaço ECO (FEE), está completando 5 anos de atuação e representa um marco na promoção do desenvolvimento sustentável na América Latina, beneficiando mais de 93 mil pessoas, direta e indiretamente, por meio de atividades relacionadas à educação ambiental, reflorestamento e ecoeficiência.

A Instituição dispõe soluções que contribuem para a tomada de decisões estratégicas sobre investimentos, produtos e implementação de novas tecnologias, além de possibilitar o diálogo com os diferentes públicos de relacionamento, permite também o mapeamento dos aspectos ambientais, econômicos e sociais.

A FEE é a única instituição fundada pela BASF no mundo e atua como Centro de Excelência em Ecoeficiência para a América Latina, tendo expandido sua atuação com projetos concluídos além do Brasil, também na Argentina e no Chile.

FEE em números

- Mais de 93 mil pessoas beneficiadas, direta e indiretamente, em projetos, palestras e treinamentosØ Plantio de, aproximadamente, 300 mil mudas para a restauração de 183,71 hectares, área equivalente a 170 campos de futebol (segundo padrões da FIFA – 120m X 90m)

- 30 análises concluídas de ecoeficiência e socioecoeficiência que demonstraram benefícios e oportunidades de melhoria contínua para produtos, processos e serviços

- 5 projetos concluídos em Educação Ambiental com parceiros

A análise de ecoeficiência, certificado pela agência ambiental alemã TÜV, avalia a performance social, econômica e ambiental de produtos, processos e serviços que desempenham uma mesma função ao longo de todo o seu ciclo de vida, ou seja, desde a extração de matérias-primas até a sua disposição final, seja para reciclagem, aterro sanitário ou incineração.

Na FEE, os programas de Educação Ambiental visam promover a transformação socioambiental integrando os interesses dos stakeholders a partir de diferentes metodologias voltadas à conscientização e construção de valores socioambientais, conhecimentos e atitudes responsáveis.

As ações de Reflorestamento são voltadas à restauração de espaços urbanos, áreas de preservação permanente (APP) e reserva legal (RL), conforme a legislação ambiental brasileira integrando metodologias participativas focando também a integração do homem.com o meio no qual vive.

“A prosperidade das atividades da Fundação Espaço ECO durante os últimos anos também contribuiu para ampliar a percepção das empresas sobre a importância da sustentabilidade na gestão dos negócios, de maneira estratégica. Os projetos realizados no Chile e na Argentina, representam a expansão das nossas atividades além das fronteiras brasileiras e, com isso, a satisfação de vermos a transformação para a sustentabilidade acontecendo também em outros países. Compartilhamos experiências e boas práticas realizadas pelos parceiros que conquistamos nestes cinco anos”, afirma Sonia Chapman, diretora presidente da FEE.

A Fundação é o primeiro Centro de Excelência para Ecoeficiência aplicada na América Latina e se destaca por alinhar a experiência de uma indústria – adquirida pela BASF em seus mais de 140 anos – à atuação de uma instituição do terceiro setor, sendo uma OSICP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), com uma gestão profissional orientada ao foco do cliente.

Sobre a Fundação Espaço ECO

Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO foi instituída pela BASF – empresa química líder mundial – com o apoio da GTZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO é o primeiro Centro de Excelência para Ecoeficiência Aplicada na América Latina com a missão de promover o desenvolvimento sustentável por meio da aplicação de soluções e tecnologias em ecoeficiência, educação ambiental e reflorestamento. Mais informações sobre a Fundação Espaço ECO estão disponíveis no endereço www.espacoeco.org.br.

BASF - A caminho dos 100 anos de Brasil em 2011. Transformando a Química da Vida. Esta temática foi definida após pesquisa com a liderança da empresa, com o objetivo de reforçar a responsabilidade histórica da companhia, e está alinhada com a sua estratégia de atuação. Química é transformar o que já existe, é criar o novo, é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com base neste conceito, funcionários, clientes, comunidade e todos os públicos com os quais a empresa interage irão compreender esse importante marco na trajetória da organização.

As informações são da assessoria de imprensa da BASF.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.