CI

Fundação MT apresenta novas cultivares na Tecnocampo 2007

Durante o evento será apresentado três novidades de transgenia em soja


Durante a Tecnocampo 2007, que acontece nos dias 30 e 31 de março em Rondonópolis, pesquisadores da Fundação de Apoio a Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) apontarão os resultados obtidos com novas variedades de soja transgênica, apresentadas como alternativas para a safra 2007/2008.

Durante o evento, o pesquisador em Genética e Melhoramento da Fundação MT, Sérgio Suzuki, apresentará três novidades de transgenia em soja: TMG 115 RR, TMG 117 RR e TMG 121 RR.

As características desses tipos indicam ciclos médios com boa e ótima produtividade além de alta resistência aos nematóides de cisto.

A TMG 115 RR foi apontada como resistente ao cancro da haste e ao nematóide de cisto das raças 1 e 3.

Com produção na Fazenda Sopro do Minuano, em Sorriso, o produtor e presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Elton Hamer, usufrui da tecnologia e afirmou que a variedade apresenta um fechamento de linha exemplar uma vez que ela “abre” menos no campo.

Já a TMG 117 RR é apontada como resistente não só à raça 3 de nematóide de cisto como também ao cancro da haste e a mancha olho-de-rã.

O presidente das Sementes Adriana, Odílio Balbinotti Filho, apontou o potencial produtivo da variedade somado à resistência às doenças.

No caso da TMG 121 RR a reação às doenças é garantida ao cancro de haste e às raças 1 e 3 de nematóides de cisto.

O diretor-presidente da Agropecuária Amaggi, Itamar Locks, diz que a escolha da variedade ocorreu em função da tolerância das altas populações de plantas em relação aos materiais existentes no mercado. “Ela é uma cultivar que apresenta boa arquitetura de plantas, sanidade e alto potencial produtivo”, disse.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.