CI

Fundação Pró-Sementes comemora 11 anos

Os resultados de trigo safra 2009 e de soja safra 2009/10 já estão disponíveis no site da Fundação


Com redes experimentais de soja e trigo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul e 22 espécies certificadas em oito estados brasileiros, Fundação Pró-Sementes consolida-se como entidade de pesquisa e certificação e segue apoiando o desenvolvimento e lançamento de novas cultivares.

Criada em 23 de agosto de 1999, por 39 produtores de sementes do Rio Grande do Sul e pela Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (Apassul), a Fundação Pró-Sementes surgiu para servir de ponte entre o melhoramento genético vegetal e os produtores de sementes. Passados onze anos de sua criação, a entidade conta com 53 membros participantes, entre produtores e outras organizações nos estados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Da parceria com empresas de melhoramento genético públicas e privadas, foram lançadas 51 cultivares de aveia branca, aveia preta, soja, trigo, feijão, azevém e triticale, pertencentes ao zoneamento agrícola do RS, SC, PR, SP e MS. Um dos destaques da empresa é o Programa de Certificação. A Fundação Pró-Sementes foi a primeira organização privada do Brasil a ser credenciada no processo de certificação de sementes, garantindo ao produtor mais qualidade no produto e credibilidade no mercado. Atualmente ela certifica 22 espécies entre os quais soja, trigo, algodão, aveia, batata, cebola, feijão e triticale, em oito estados brasileiros.

A Fundação Pró-Sementes também conduz os ensaios de sua rede experimental em 25 municípios de cinco estados brasileiros. Desde a safra 2007/08, a entidade vem realizando ensaios com as cultivares de soja e trigo registradas no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), indicadas para RS, SC, PR, SP e MS. São 122 cultivares de soja e 88 cultivares de trigo testadas. O trabalho surgiu da necessidade de produtores e assistência técnica demandarem informações confiáveis sobre o desempenho das cultivares. Os resultados desse trabalho servem de informação complementar na tomada de decisão sobre que cultivares recomendar ou utilizar. Os resultados de trigo safra 2009 e de soja safra 2009/10 já estão disponíveis no www.fundacaoprosementes.com.br.

A presidente do Conselhor Diretor da Fundação Pró-Sementes, Verônica Bertagnolli destaca que o sonho hoje é realidade. “Hoje, após um trabalho contínuo, o sonho é realidade com ainda mais apoiadores, mostrando que a Fundação Pró-Sementes está no caminho certo da evolução em pesquisa. O crescimento do setor rural rio-grandense e brasileiro é certeza desta continuidade”.

As informações são da assessoria de imprensa da Fundação Pró-Sementes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.