CI

Fundação Pró-Sementes e Bayer: parceria técnica em sementes de soja

Multinacional reafirma importância dos multiplicadores de sementes no Brasil


A Fundação Pró-Sementes recebeu, recentemente, executivos da Bayer para reunião de alinhamento de negócios, após o anúncio das aquisições da multinacional de melhoramentos genéticos de sementes de soja. Uma das aquisições foi o banco de germoplasma de soja da Melhoramento Agropastoril, que mantinha parceria com a Fundação Pró-Sementes para o licenciamento de cultivares.


“A Bayer vai respeitar e dar continuidade aos contratos firmados antes das aquisições”, afirmou Daniel Gobbi, gerente de Sementes de Soja da Bayer para o Sul do Brasil. A reunião contou ainda com a presença dos executivos Fabio Ruggiero, gerente de Negócios de Sementes de Soja, e André Kraide Monteiro, diretor de Operações de Sementes da Bayer no Brasil, que realizaram apresentações para produtores de sementes associados à Fundação Pró-Sementes sobre a estratégia da Bayer para o segmento de sementes de soja. O encontro aconteceu na sede da Fundação, em Passo Fundo (RS).

Na ocasião, Monteiro afirmou que a empresa, referência em produtos para o tratamento das lavouras, está investindo alto na área de sementes e biotecnologia vegetal. O objetivo, segundo o diretor, é oferecer soluções integradas – sementes e traits (tecnologias inseridas nas sementes), defensivos e serviços que atendam as necessidades dos clientes e ajudem os produtores a produzirem mais e melhor.

Gobbi explicou que a empresa pretende manter dois modelos de negócios: licenciamento e verticalização. Esta última terá como objetivo a venda direta para os sojicultores e atuação mais forte no Cerrado. No Sul, o foco será no licenciamento: “Nosso negócio depende muito do sucesso do negócio de vocês”. Gobbi ressaltou ainda que os multiplicadores desempenham um papel muito importante no Brasil.


A reunião reforçou a cooperação técnica entre a Fundação e a multinacional, o que inclui o trabalho com cultivares de soja resultantes da parceria firmada entre a Melhoramento Agropastoril e a Pró-Sementes. Nesse sentido, a Fundação continuará licenciando as cultivares de soja FPS Paranapanema RR, FPS Iguaçu RR e FPS Solimões RR, desenvolvidas pela Melhoramento Agropastoril e adquiridas pela Bayer.

Para o diretor técnico e administrativo da Fundação Pró-Sementes, José Hennigen, a entrada da Bayer neste mercado reforça a importância da semente como um veículo que transporta novas tecnologias aos agricultores e produtores de sementes.

A expectativa do produtor de sementes Raul Basso, da Sementes com Vigor de Vacaria (RS), é que a Bayer disponibilize novos materiais. Ele destaca a força da empresa e a qualidade do germoplasma adquirido. “Diante do bom desempenho de cultivares como a FPS Paranapanema RR e FPS Iguaçu RR na nossa região, pretendemos continuar trabalhando estes materiais”, afirma Basso.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.