CI

Fundace/Multiplus apresenta perspectivas positivas para início de 2012

Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético


Última apuração de 2011, realizada no mês de dezembro, atingiu índice de 0,54, refletindo uma perspectiva de confiança do setor para os primeiros meses de 2012

A mais recente apuração do Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético (ICFSS Fundace/Multiplus), elaborado pela AgroFEA Ribeirão Preto - Programa de Pesquisas em Agronegócio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP, em parceria com a Multiplus Feiras e Eventos e a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia – Fundace, de 2011 atingiu o valor de 0,54.


O levantamento foi realizado no mês de dezembro e, mesmo tendo sido inferior ao quinto levantamento – realizado em outubro, que obteve índice de 0,56 –, o indicador reflete uma perspectiva de confiança para os primeiros meses de 2012. O ICFSS Fundace/Multiplus tem o intuito de identificar a opinião dos gestores do setor, auxiliando o entendimento de seu desempenho e a tomada de decisões relacionadas à evolução do segmento.
Apesar de considerarem o momento atual ruim, o resultado das expectativas indica que os gestores vêem com bons olhos os próximos meses no que se refere ao fornecimento para o setor sucroenergético, de acordo com o estudo, coordenado pelos professores Maurício Jorge Pinto de Souza e Roberto Fava Scare da FEA-RP/USP.
Analisando as variáveis que compõem o ICFSS nota-se que o indicador de Condições Atuais apresentou um leve recuo de um ponto em relação aos dois levantamentos anteriores de agosto e outubro (0,47), marcando 0,46. Quanto ao indicador relacionado às Expectativas, o que se pode observar é um cenário de otimismo (0,58), mesmo diante de uma queda de dois pontos em relação à outubro (0,60).

Condições Atuais – Dentro da série anual de 2011, essa foi a quinta queda consecutiva, sinalizando que a satisfação dos empresários do setor com a economia veio caindo no decorrer do ano. “A quebra da safra é apresentada pelos empresários como a principal justificativa para o baixo desempenho relativo do setor”, explica o Prof. Dr. Maurício Jorge Pinto de Souza.

Expectativas – Com relação aos componentes do indicador de Expectativa dos gestores, as variáveis que apresentaram maior queda foram com relação ao sistema agroindustrial sucroenergético e o fornecimento para esse sistema. De acordo com o professor, esse resultado reflete, principalmente, a preocupação e incerteza dos empresários ainda associadas à quebra de safra ocorrida em 2011, o que gerou uma capacidade ociosa nas usinas do setor e diminuiu a demanda por novos equipamentos, reparos, serviços e máquinas.

“Com a crise de oferta de cana vivenciada pelo setor sucroenergético em 2011, os fornecedores industriais sofreram com a queda no faturamento e na demanda, isso afetou diretamente a expectativa dos gestores”, completa o professor.

A última apuração de 2011 não leva em conta o fim da barreira ao etanol brasileiro nos Estados Unidos a partir de 2012 depois de 30 anos de protecionismo. O Congresso americano entrou em recesso em dezembro de 2011 sem prorrogar a legislação vigente, que incluía subsídio de US$ 0,45 por galão de etanol produzido nos Estados Unidos, assim como a tarifa alfandegária de US$ 0,54 cobrada pelo galão de etanol importado.

O que é o ICFSS - O Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético, ICFSS Multiplus/FUNDACE, é uma ponderação que reflete a maneira pela qual os gestores avaliam as condições atuais e as expectativas em relação à economia brasileira, o sistema agroindustrial sucroenergético, o setor de fornecedores do setor sucroenergético e à própria empresa. Esse indicador é construído bimestralmente através de telefonemas e internet pelo Programa de Pesquisas em Agronegócio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – AgroFEA Ribeirão Preto.

Fundace – A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1995 pelos docentes da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP para facilitar o processo de integração entre universidade e comunidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.