CI

Fundecitrus completa 44 anos dedicados à citricultura

Acompanhar de perto e contribuir com a evolução do setor é o que move a instituição e todos os seus profissionais, de diversas áreas, que seguem trabalhando para manter a citricultura brasileira no topo do mundo


Foto: Fundecitrus

Em setembro, o Fundecitrus completa 44 anos de história. Uma jornada de dedicação à citricultura, com a produção e disseminação de conhecimentos em prol da sanidade dos pomares e da sustentabilidade do setor.

Reconhecido como referência mundial no desenvolvimento de ciência para a citricultura, ao longo dos anos, o Fundecitrus trouxe resultados importantes para o controle das principais doenças dos citros, como cancro cítrico, CVC, morte súbita, podridão floral, pinta preta e leprose, além da participação decisiva na elaboração de estratégias de manejo eficientes para o greening, a pior doença da citricultura.

E em meio a tantas conquistas, foi possível obter dados detalhados do cinturão citrícola a partir da criação da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES), acompanhar a situação do psilídeo nas propriedades citrícolas por meio da implantação do Alerta Fitossanitário, o maior sistema de monitoramento do psilídeo do mundo, ser mais assertivo e reduzir aplicações com o Sistema de previsão da podridão floral, além do desenvolvimento de outras ferramentas e tecnologias que auxiliam o citricultor e do departamento de Transferência de Tecnologia, com os agrônomos que estão sempre próximos dos produtores, atentos ao dia a dia do campo e levando informações práticas para o citricultor – que também pode ter acesso a diversos conteúdos por meio da Comunicação do Fundecitrus, com a publicação de revista periódica, materiais técnicos e vídeos em diversos canais.

A equipe de pesquisadores da instituição e a criação do programa de mestrado profissional, o MarterCitrus, ressaltam o compromisso do Fundecitrus com a produção de conhecimento, assim como o Citricultura Sustentável demonstra a preocupação com a competitividade do cinturão citrícola de forma a respeitar e proteger o meio ambiente.

Acompanhar de perto e contribuir com a evolução do setor é o que move a instituição e todos os seus profissionais, de diversas áreas, que seguem trabalhando para manter a citricultura brasileira no topo do mundo.

Veja um pouco mais sobre as conquistas do Fundecitrus no vídeo: https://youtu.be/Gj6O9RsyG04

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.