CI

Fundecitrus disponibiliza informações detalhadas sobre o parque citrícola

Os mapeamentos realizados pela Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) contaram com imagens de satélite de todo o parque citrícola e visitas a todos os talhões de citros para coleta de dados


Foto: Fundecitrus

Os mapeamentos realizados pela Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) contaram com imagens de satélite de todo o parque citrícola e visitas a todos os talhões de citros para coleta de dados

Já está disponível o livro deste ano da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES), com informações detalhadas sobre a safra e o inventário de árvores.

O mapeamento georreferenciado passou por uma atualização completa neste inventário de 2022, a partir de uma varredura de todo o cinturão citrícola com novas imagens de satélite e visitas a todas as propriedades de citros para coleta de dados in loco nos talhões.

Para a realização desse trabalho, 119 profissionais foram envolvidos diretamente na pesquisa; mais de 916 mil quilômetros percorridos; 336 municípios com propriedades citrícolas e 160 mil quilômetros quadrados em imagens contínuas e ortorretificadas de satélite.

Com a colaboração da Markestrat, FEA-RP/USP e FCAV/Unesp, o Fundecitrus realiza esse estudo há oito anos.  Todos os anos, são realizadas milhares de visitas a campo para mensuração das árvores produtivas e quantificação dos frutos. Essas visitas fazem parte da metodologia objetiva de levantamento de dados, que emprega amostragem aleatória proporcional, para garantir imparcialidade e precisão dos resultados.

"As informações possibilitam ir muito além da safra corrente. Com os dados do inventário de árvores, é possível direcionar o radar para além do curto prazo, não pelo interesse em prever as próximas safras, mas almejando entender as mudanças e as oportunidades futuras na citricultura. Queremos ajudar os produtores nesta travessia entre o presente e o futuro, para que eles possam agir no presente, almejando o futuro desejado”, comenta o coordenador executivo da PES e sócio da Markestrat, Vinícius Gustavo Trombin.

Os pomares de laranjas, incluindo todas as variedades, abrangem 397.529 hectares. Apesar deste novo mapeamento revelar uma diminuição do parque de 16.824 hectares frente ao inventário de 2018, os dados apontam para uma perspectiva mais positiva, pois mostram que a perda de área é significativamente menor do que a verificada entre 2015 e 2018, quando atingiu 30.232 hectares.

Dentre os cinco setores do cinturão citrícola, o Sudoeste é o único que teve crescimento de área de laranja, o equivalente a 8.013 hectares ou 10,85% na comparação entre os inventários de 2018 e 2022. O total de árvores aumentou em aproximadamente 4,91 milhões de plantas, o equivalente a +2,52%, resultado da retomada de novos plantios que ocorreu nos últimos anos.

Para o gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres, as informações do inventário dão direcionamento para o citricultor. Ele também destaca a importância do cuidado com o greening no cinturão citrícola. “O inventário, juntamente com os dados do levantamento de greening, permitem que se estabeleça um zoneamento de risco. Com isso, o citricultor pode adotar medidas de manejo distintas em função do local da propriedade, além de ajudar a direcionar o plantio e mitigar o risco. As informações são como farol na citricultura e estão disponíveis para todos. O sucesso do citricultor é o combustível que alimenta o Fundecitrus”, afirma.

Confira o material completo:  https://www.fundecitrus.com.br/pdf/pes_relatorios/2022_07_01_Inventario-e-Estimativa-do-Cinturao-Citricola-2022-2023.pdf 

Para acessar os dados das safras anteriores, a partir da temporada 2015/16, acesse https://www.fundecitrus.com.br/pes/estimativa

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.