CI

Fundecitrus lança vídeo educativo sobre greening

Objetivo é mostrar como identificar a doença e realizar o manejo de forma eficiente


Objetivo é mostrar como identificar a doença e realizar o manejo de forma eficiente
 
O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) acaba de lançar um vídeo educativo sobre a doença mais séria da atualidade na citricultura, o greening.
 
A ação tem como objetivo apresentar os sintomas da doença, como o citricultor deve fazer para identificá-la e as medidas de manejo para evitar sua expansão.
 
O vídeo mostra uma conversa entre um pai e filho. O pai suspeita que seu pomar esteja com deficiência nutricional, cujos sintomas são comumente confundidos com o greening. O filho, depois de participar de um treinamento do Fundecitrus, logo percebe que a propriedade estava com a doença.
 
A partir daí, a história se desenrola. Primeiro, o citricultor aprende sobre a transmissão e o desenvolvimento do greening. Na sequência, aparece como deve ser feita a identificação e o combate da doença, com uso de mudas sadias e certificadas, a inspeção da propriedade – no mínimo, seis por ano – a eliminação de plantas doentes e o controle do inseto vetor.
 
A apresentação destaca a ação do psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor da doença – de difícil identificação – e a adoção do manejo regional. Quando realizado em conjunto entre propriedades vizinhas, o manejo do greening é mais eficaz, podendo reduzir em até 90% os níveis de incidência. Com duração de quase oito minutos, o vídeo está disponível para download no site do Fundecitrus www.fdecitrus.com.br/arquivos/manejodogreening.rar e também no Portal Agrolink pelo link
http://www.agrolink.com.br/videos/manejo-do-greening_5981.html. O material será exibido em todos os eventos, palestras e treinamentos da instituição.
 
A doença
 
O greening atingiu 3,77% das plantas e 53,3% dos talhões do parque citrícola paulista em 2011, segundo o levantamento amostral realizado pelo Fundecitrus. As folhas de árvores doentes apresentam um mosqueamento (manchas irregulares verde-claras ou amareladas, mescladas com o verde normal). Em alguns casos, as plantas novas não apresentam mosqueamento típico, e o sintoma mais evidente é o amarelecimento generalizado das folhas.
 
Na casca dos frutos, às vezes, é possível identificar pequenas manchas circulares amarelas que contrastam com o verde normal do restante do fruto. Internamente, ele pode ter diferença de maturação nas diferentes partes: um dos lados, maduro (amarelo) e outro verde, além de ficar deformado, pequeno e assimétrico.
 
Também ocorre queda intensa e precoce de frutos. É comum a ocorrência de sementes abortadas que ficam pequenas, com má-formação e de coloração escura.
 
O controle do greening é baseado em três ações: uso de mudas sadias e certificadas, inspeção e eliminação de plantas doentes e controle do inseto vetor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.