CI

Fundecitrus participa de Congresso Internacional de HLB na Flórida

Fundecitrus participa de Congresso Internacional de HLB na Flórida


Pesquisadores do Fundecitrus e o gerente geral Juliano Ayres participaram do Congresso Internacional de HLB, realizado na Flórida (Estados Unidos), de 15 a 17 de março.

O gerente geral Juliano Ayres participou de tributo ao pesquisador francês Joseph Marie Bové, falecido em junho de 2016, e que exerceu papel decisivo nas descobertas e nos avanços obtidos no controle de doenças como a clorose variegada dos citros (CVC), morte súbita dos citros (MSC) e huanglongbing (HLB ou greening). Foi consultor do Fundecitrus por mais de 20 anos e teve atuação determinante para o desenvolvimento de uma rede brasileira de pesquisas em citros. “Sua contribuição é inestimável para a citricultura, que não teria seus principais desafios superados sem a mente brilhante e a coragem desse homem e cientista, reconhecido mundialmente por ser aquele que possibilitou o sucesso do manejo de HLB”, diz Ayres.

Os pesquisadores do Fundecitrus Nelson Arno Wullf, Silvio Lopes e Marcelo Miranda fizeram apresentações com resultados de estudos desenvolvidos na instituição, entre os temas abordados estão: diagnóstico, interação planta-patógeno, biotecnologia, controle químico e reprodução de psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor da doença, e o avanço da contaminação na planta. O pesquisador Renato Bassanezi foi mediador de uma sessão de apresentações sobre a doença e seu controle.  

A pós-doutoranda do Fundecitrus Priscila Silva apresentou um pôster com os resultados da avaliação da diversidade molecular da polução da bactéria Ca. L. asiaticus, causadora de HLB.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.