CI

Fundecitrus realiza Dia de Campo em Monte Azul Paulista

Citricultores aprendem na prática dicas de como controlar a pior doença de citros do mundo


O Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) realizará um Dia de Campo em Monte Azul Paulista (SP), no dia 24 de julho, a partir das 8h30. A iniciativa tem por objetivo dar aos citricultores da região mais informação sobre como controlar o greening – pior doença de citros do mundo¬ – nos pomares.

O evento, em parceria com a Syngenta, será realizado no sítio Venâncio, no bairro Barreirinho, localizado na estrada vicinal para o município de Turvínea. Todos os esclarecimentos serão feitos por uma equipe de engenheiros agrônomos, pesquisadores do Fundecitrus e também por colaboradores da Syngenta.

O objetivo do encontro é fazer com o que os citricultores aprendam a identificar sintomas da doença no campo e a utilizar metodologias eficazes de inspeção de pomares. Mostrar aos produtores que o controle do inseto, chamado de Diaphorina citri complementa as ações de controle do greening e deve ser feito de forma racional, também é uma das metas do evento.

O Dia de Campo será dividido em várias tendas (estações). Cada uma delas aborda um tema, tanto em teoria como na prática. São eles: sintomas da doença e metodologia de inspeção, controle do inseto vetor – quando e como devem ser feitas as pulverizações, para obter mais eficiência e redução de custos – e erradicação de plantas sintomáticas. As novas regras da legislação (IN53) e como preencher o novo relatório de greening também serão assuntos debatidos no Dia de Campo.

Esse é o sétimo de dez eventos promovidos pelo Fundecitrus em 2009. A conscientização de produtores é importante, visto que o greening é a doença de citros que mais preocupa em todo o mundo. No Brasil, é causada por duas espécies de bactéria – Candidatus Liberibacter asiaticus e Candidatus Liberibacter americanus –, ambas transmitidas pelo inseto Diaphorina citri.

Em São Paulo, a doença foi identificada pela primeira vez em 2004. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, hoje, o greening está presente em 225 municípios, incluindo alguns localizados na região de Monte Azul Paulista, como, por exemplo, Barretos, Bebedouro, Embaúba, Jaborandi, Pirangi, Pitangueiras, Severínia, Taquaral, Terra Roxa, Colina, Cajobi, Olímpia e Viradouro. As informações são da assessoria de imprensa do Fundecitrus.

Serviço:

Dia de Campo em Monte Azul Paulista (SP)
Data: 24 de julho de 2009
Horário: 8h30
Local: Sítio Venâncio, bairro Barreirinho - Vicinal para Turvínea (SP)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.