CI

Fundecitrus realiza Dia de Campo na região de Olímpia/SP

Citricultores aprendem na prática dicas de como controlar a pior doença de citros do mundo


O Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) realizará um Dia de Campo na região de Olímpia (SP), no dia 14 de agosto, a partir das 8h30. A iniciativa tem por objetivo dar aos citricultores da região mais informação sobre como controlar o greening – pior doença de citros do mundo¬ – nos pomares.

O evento, em parceria com a Bayer CropScience, será realizado no barracão de festa do bairro Serrinha, no município de Tabapuã. Todos os esclarecimentos serão feitos por uma equipe de engenheiros agrônomos, pesquisadores do Fundecitrus e também por colaboradores da Bayer.

O objetivo do encontro é fazer com o que os citricultores aprendam a identificar sintomas da doença no campo e a utilizar metodologias eficazes de inspeção de pomares. Outra meta do evento é mostrar aos produtores que o controle do inseto, chamado de Diaphorina citri complementa as ações de controle do greening e deve ser feito de forma racional.

O Dia de Campo será dividido em várias tendas (estações). Cada uma delas aborda um tema, tanto em teoria como na prática. São eles: sintomas da doença e metodologia de inspeção, controle do inseto vetor – quando e como devem ser feitas as pulverizações, para obter mais eficiência e redução de custos – e erradicação de plantas sintomáticas. As determinações da IN53 e como preencher o novo relatório de greening também serão assuntos debatidos no Dia de Campo.

Esse é o oitavo de dez eventos promovidos pelo Fundecitrus em 2009. A conscientização de produtores é importante, visto que o greening é a doença de citros que mais preocupa em todo o mundo. No Brasil, é causada por duas espécies de bactéria – Candidatus Liberibacter asiaticus e Candidatus Liberibacter americanus –, ambas transmitidas pelo inseto Diaphorina citri.

Em São Paulo, a doença foi identificada pela primeira vez em 2004. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, hoje, o greening está presente em 232 municípios, incluindo alguns localizados na região de São José do Rio Preto, como, por exemplo, Adolfo, Bady Bassit, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, José Bonifácio, Mendonça, Nova Aliança, Palestina, Poloni, Potirendava, Jaci, Tanabi e Ubarana.

Serviço:

Dia de Campo em Tabapuã (SP)
Data: 14 de agosto de 2009
Horário: 8h30
Local: Barracão de festa do bairro Serrinha – Tabapuã (Estrada vicinal Tabapuã/ Olímpia)

As informações são da assessoria de imprensa do Fundecitrus.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.