CI

Fundecitrus realiza Dia de Campo na sexta-feira

O greening está presente em 125 municípios e a CVC atinge 46% dos pomares


O Fundecitrus – Fundo de Defesa da Citricultura – realizará em Santa Cruz das Palmeiras (SP), na próxima sexta-feira (27-07), um Dia de Campo sobre greening e CVC (clorose variegada dos citros), também conhecida como amarelinho. As duas doenças estão entre as principais da citricultura paulista. Atualmente, o greening está presente em 125 municípios e a CVC atinge 46% dos pomares. O evento será realizado na fazenda Palmares, a partir das 8h30, e tem o apoio da Syngenta,

O Dia de Campo em Santa Cruz das Palmeiras faz parte do calendário de eventos técnicos que o Fundecitrus programou em comemoração aos seus 30 anos, que serão completados em setembro. Outros dois eventos semelhantes já ocorreram nas cidades de Tabatinga e Bebedouro reunindo cerca de 400 pessoas. "Queremos que o citricultor aproveite essa data para aprimorar ainda mais seus cuidados com o pomar. Essa é a melhor maneira de marcamos o aniversário do Fundecitrus", afirma o diretor da instituição, Osmar Bergamaschi.

O objetivo do Dia de Campo é colocar o citricultor em contato com os sintomas das doenças e apresentar as tecnologias para o seu manejo. A vivência será dividida em três estações compostas de partes teórica e prática.

Na estação sobre inspeção e sintomas os citricultores poderão ver diferentes tipos de sintomas do greening, da CVC e de deficiências nutricionais e como são feitas as inspeções em locais com ou sem sintomas das doenças. Saber sobre treinamentos, programas de estímulo dos inspetores e resultados das pesquisas em desenvolvimento no Fundecitrus.

Na segunda estação os participantes terão orientações sobre os insetos vetores, com informações sobre a identificação, o monitoramento e o controle das cigarrinhas transmissoras da CVC e do psilídeo transmissor do greening.

Na terceira estação, os citricultores poderão tirar dúvidas sobre erradicação e poda, como as formas e época de realizar a poda dos ramos afetados por CVC e das árvores afetadas pelo greening. Após as palestras, acontecerá um almoço de confraternização. As informações são da assessoria de imprensa do Fundecitrus.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.