CI

Fungicida consegue deter avanço de doenças foliares do milho

Produto ainda foi pouco exposto à resistência


Foto: Marcel Oliveira

As doenças foliares do milho, sobretudo cercospora (Cercospora zeae maydis), Helmintosporiose (Exserohilum turcicum) e ferrugem polissora (Puccinia polissora) podem ser controladas por um fungicida específico. Esse produto é um dos itens de ponta do portfólio da empresa de origem ítalo-japonesa Sipcam Nichino Brasil, o fungicida Domark Excell.  

“Quanto mais precoce for a incidência das doenças, aumenta o potencial de danos à cultura”, ressalta José de Freitas, engenheiro agrônomo, responsável pela área e desenvolvimento de produtos da Sipcam Nichino. Segundo a companhia, o produto Domark Excell tem entre seus principais diferenciais a composição ancorada em dois ingredientes ativos de última geração, ainda pouco expostos à resistência de fungos a fungicidas sistêmicos: o tetraconazol e a azoxistrobina. 

“Seletivo ao milho, esse fungicida é rapidamente absorvido pela planta, resiste a chuvas, apresenta longo residual e permite tanto aplicações preventivas como curativa inicial”, afirma Freitas. “O produto tem se mostrado altamente eficaz sobre as três doenças”, reforça. 

Segundo Freitas, se não controlada, a cercosporiose causa danos severos à lavoura, relacionados principalmente à perda foliar. Já a ferrugem polissora, enfatiza ele, se situa entre as doenças foliares mais prejudiciais à cultura, com danos econômicos potenciais da ordem de 70% à produção. 

“Por ter sido ainda pouco exposto ao fenômeno da resistência de fungos a ingredientes ativos, Domark Excell é altamente recomendável para o produtor fazer o manejo de resistência, prática que compreende alternar a aplicação de fungicidas com diferentes modos de ação ao longo da safra”, complementa Freitas. “O encaixe de Domark Excell a esse manejo se mostra competitivo e eficaz à produtividade e à rentabilidade perseguidas pelo produtor de milho”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.