Fungicida microbiológico combate Rizoctoniose e Mofo branco

NOVIDADE

Fungicida microbiológico combate Rizoctoniose e Mofo branco

Produto é composto por duas bactérias e um fungo
Por: -Leonardo Gottems
5427 acessos

Um novo fungicida microbiológico, formado pela junção de três organismos, consegue reduzir a capacidade de instalação das doenças, favorecendo o desenvolvimento de raízes sadias que irão explorar melhor o solo. De acordo com a Agrivalle, empresa desenvolvedora do “Shocker”, o produto é inédito no Brasil e poderá fazer com que as plantas usem ao máximo seu potencial produtivo. 

Segundo o diretor de pesquisa da Agrivalle, Eduardo Bernardo, o Shocker é composto por duas bactérias e um fungo. "As bactérias Bacillus amyloliquefaciens e o fungo Trichoderma harzianum, reduzem o potencial de ocorrência das doenças já no primeiro cultivo, pois inibem e dificultam o crescimento dos patógenos", explica. 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já concedeu o registro para esse novo fungicida microbiológico combater as doenças Rizoctoniose e Mofo branco, que atacam principalmente as culturas da soja, café, algodão e HF's. Para o diretor de marketing da empresa, Wagner Coladel, esse “é o primeiro produto disponível ao agricultor brasileiro com essa composição. Essa inovação é resultado do pioneirismo da Agrivalle que investe em pesquisa e formulações de biológicos desde 2006”. 

Nesse contexto, Bernardo explica que o produto tem três modos de ação que consiste em competição, antibiose e hiperparasitismo que, segundo ele, garantem mais segurança para a aplicação. Isso porque a competição reduz a presença do patógeno, a antibiose leva à produção de substâncias que os inibem e o hiperparasitismo, provoca interação entre duas espécies. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink