Fungicida promete combate ao mofo branco e doenças da soja e feijão

Agronegócio

Fungicida promete combate ao mofo branco e doenças da soja e feijão

O Certeza é o único da categoria com registro para mofo branco
Por:
3135 acessos
Portal do Agronegócio - Uma das principais doenças que têm causado grandes prejuízos econômicos aos produtores de soja e feijão é o mofo branco, que ataca toda a parte aérea da planta, podendo evoluir para a morte e a consequente diminuição da produtividade. Apresentado pela Ihara na 3ª Agrovia, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de março em Itapeva (SP), o fungicida Certeza promete combater o mofo branco e as principais doenças da soja e feijão.


De acordo com David Dadona, administrador técnico de vendas da Ihara Itapeva o Certeza é o único da categoria com registro para mofo branco. Para ele, o maior benefício é a segurança que o produto traz, já que, com o uso dele, a semente não será contaminada por essa doença.


Além disso, ele protege a plantação contra todas as outras doenças como antracnose, Phytium e Fusarium. O produtor tem certeza de que terá uma lavoura bem estabelecida – afirma David.

Já em relação à produtividade, Dadona explica que, devido a inúmeras variáveis que ocorrem durante o ciclo, não há como afirmar se o produto aumenta ou não a produtividade.

O tratamento de sementes começa na fase inicial do ciclo. Já na fase final, ocorrem muitas variáveis. O que se pode afirmar é que o produtor acaba tendo uma lavoura bem estabelecida, diz o administrador.

Quanto às técnicas de manejo, David explica que, para o feijão, deve-se aplicar 180 ml por hectare, que é a dose para 100 quilos de sementes. Já para a soja, o indicado seria 200 ml por hectare para 100 quilos de sementes. Além disso, deve-se fazer o tratamento de sementes em no máximo três dias antes do plantio.


O custo do produto varia de acordo com o tipo de produtor e região. Mas, de um modo geral, segundo Dadona, gira em torno de R$15 a R$14 por hectare.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink