CI

Fungo combate cigarrinha-das-pastagens

Uso também foi bem sucedido em cana-de-açúcar


Foto: Arquivo

A cigarrinha-das-pastagens, uma das principais pragas que acometem a cultura, causando danos nas gramíneas forrageiras. Acomete principalmente as pastagens formadas por forrageiras do tipo brachiaria, a mais usada no Brasil. O inseto suga as seivas dos capins danificando as suas folhas. Com isso, há redução na capacidade produtiva, comprometendo a alimentação dos animais, o que causa prejuízo aos pecuaristas.

O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, selecionou uma cepa de um fungo que faz o controle biológico da praga. O M. anisopliae, é inimigo natural da cigarrinha-das-pastagens, por isso, consegue controlar a praga sem a necessidade do uso de produtos químicos, o que, reduz os custos de produção. 

A cepa IBCB 425 já foi usada em dois milhões de hectares de pastagem de todo país e também se mostrou eficiente no controle da cigarrinha-da-raiz da cana-de-açúcar, já sendo utilizado em cerca de 1,5 milhão de hectares, com redução de até 70% da incidência da praga.

"Com o uso do fungo M. anisopliae, houve redução de pelo menos 30% na utilização dos inseticidas thiametoxam e imidacloprido, no controle da praga, o que traz uma economia anual aos canavicultores brasileiros de R$ 21 milhões", explica o pesquisador José Eduardo Marcondes de Almeida.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.