Fungo controla principal praga da banana
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,632 (-1,41%)
| Dólar (compra) R$ 5,51 (-1,34%)

Imagem: Marcel Oliveira

BROCA-DA-BANANA

Fungo controla principal praga da banana

O fungo selecionado pelo Instituto Biológico é utilizado em 5 mil hectares da fruta no Brasil
Por: -Aline Merladete
1011 acessos

Os produtores de banana contam com fungo selecionado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Biológico (IB-APTA), para o controle biológico da broca-da-banana. O fungo selecionado pelo IB, chamado de Beauveria bassiana, é inimigo natural da praga, por isso, realiza o controle sem a necessidade de o produtor aplicar produtos químicos.

O coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Antonio Batista Filho, afirma que a broca-da-banana é uma das principais pragas da cultura, responsável pela redução de 30% da produtividade da planta. "O IB selecionou o fungo Beauveria bassiana para o controle dessa praga. A cepa IBCB66 é utilizada por produtores de todo o País, inclusive em produções orgânicas", afirma Batista Filho, que é pesquisador do IB há 37 anos e sempre atuou em controle biológico.

Segundo Batista Filho, as primeiras manifestações de ataque da broca se caracterizam, externamente, pelo amarelecimento das folhas e a redução do tamanho dos cachos de banana.

"O dano direto é causado pela larva que penetra e bloqueia o rizoma da planta, construindo galerias em todas as direções. Essas galerias propiciam a entrada de micro-organismos patogênicos, como o Fusarium oxysporum f. cubense, responsável pela doença conhecida como mal-do-Panamá. É comum a queda de plantas em áreas muito atacadas", conta.

Ao todo, 85 biofábricas do Brasil produzem a cepa IBCB66 para controle biológico na banana. O fungo selecionado pelo Instituto Biológico é utilizado em 5 mil hectares da fruta no Brasil.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink