CI

Furacão no sul do Brasil é FAKE

O que existe de fato é a presença de um ciclone extratropical, comum para a época do ano, que se formou na terça-feira (30.03)


Foto: Pixabay

Há alguns dias notícias que alertam sobre um ciclone no sul do Brasil estão ganhando espaço na internet. O que vem sido dito é sobre um  comportamento "anômalo" de um ciclone extratropical , que poderia se intensificar e provocar a formação de um furacão na costa sul do Brasil. No entanto, o Portal Agrolink apurou os fatos e se trata de uma fake news.

“O que existe de fato é a presença de um ciclone extratropical, comum para a época do ano, que se formou na terça-feira, 30 de março, entre a costa do Rio Grande do Sul e sul de Santa Cataria”, segundo a presidente da Associação Catarinense de Meteorologia (ACMET), Roseli de Oliveira. Este sistema provocou algumas rajadas de ventos nos últimos dias, e o avanço da frente fria, que ainda nesta quinta-feira (01/04) atua provocando temporais sobre o Espírito Santo, norte de Minas Gerais e Bahia.  

Roseli salienta que, os  modelos de previsão do tempo podem superestimar sistemas meteorológicos, como este ciclone, projetando limiares muito acima do que realmente pode acontecer. E nas novas rodadas dos modelos de previsão do tempo, o deslocamento do sistema tenderá seguir para leste em direção ao sul do Oceano Atlântico.

ENTENDA: 

O que é necessário para a formação de uma Furacão:

-Temperaturas da superfície do mar suficientemente quentes;

- Instabilidade atmosférica;

- Alta umidade nos níveis mais baixos a intermediários da troposfera;

-Efeito Coriolis suficiente para desenvolver um centro de baixa pressão;

-Um foco ou perturbação de baixo nível preexistente;

-Um baixo cisalhamento vertical do vento;

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.