CI

G20 enfatiza importância do fluxo de alimentos

Entidade trabalhará em conjunto para proteger-se de quaisquer "medidas restritivas injustificadas"


Foto: Divulgação

O G20, um fórum internacional para governos e governadores de bancos centrais de 19 países e União Europeia, reiterou seu compromisso de cooperar para salvaguardar a segurança alimentar e nutricional global em uma reunião virtual realizada em 21 de abril. Os ministros de agricultura e alimentos do grupo prometeram não permitir que medidas de emergência sejam tomadas para deter a disseminação do coronavírus (COVID-19) para causar estragos na cadeia global de suprimentos alimentares. 

“Reafirmamos a importância de trabalhar para garantir o fluxo contínuo de alimentos, produtos e insumos essenciais para a produção agrícola e de alimentos além-fronteiras, de acordo com a Declaração dos nossos Líderes sobre COVID-19 de 26 de março de 2020", afirmou o G20 em uma reunião ministerial. 

Especificamente, o G20 disse que trabalhará em conjunto para proteger-se de quaisquer "medidas restritivas injustificadas" que possam levar à volatilidade excessiva dos preços dos alimentos nos mercados internacionais e ameaçar a segurança alimentar e a nutrição de grandes proporções do mundo, especialmente aqueles que vivem em áreas com baixa segurança alimentar. 

Quaisquer medidas de emergência adotadas devem ser "direcionadas, proporcionadas, transparentes e temporárias", disse o G20, acrescentando que quaisquer ações tomadas também não devem criar barreiras desnecessárias ao comércio ou perturbar as cadeias globais de suprimento de alimentos. As medidas de emergência também devem ser consistentes com as regras estabelecidas pela Organização Mundial do Comércio (OMC). 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.