CI

Gadolando realiza primeiro curso prático para apresentação de animais da raça Holandesa

Dividido em quatro módulos, formação ocorrerá no dia 6 de agosto em Gravataí


Foto: Divulgação

Com o intuito de incentivar que os criadores da raça holandesa do Estado participem de mais exposições, a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) lançou o primeiro Curso Prático para auxiliar os produtores a se saírem cada vez melhor dentro das feiras. O evento ocorre em 6 de agosto, na Cabanha Matos, em Gravataí (RS).

A formação conta com quatro módulos que abordarão desde a preparação até a apresentação nos eventos. “Levando em consideração que o rebanho do produtor é um dos principais ativos financeiros que ele tem dentro da propriedade, o interessante é que o produtor encare a sua propriedade e o seu rebanho de forma muito profissional”, explica o vice-presidente Técnico da Gadolando, José Ernesto Ferreira.

Essenciais para apresentar a qualidade técnica do rebanho, as exposições também são importantes para que os animais adquiram maior valor agregado, segundo Ferreira. Isso se dá porque os eventos são capazes de mostrar à comunidade o alto nível de qualidade genética e zootécnica dos animais.

O primeiro módulo trará a apresentação dos animais em pista em todos os aspectos. Ou seja, serão ensinadas a forma de apresentar, conduzir, trocar de posição, parar e exibir o animal ao jurado da raça. Além disso, a primeira parte do curso também falará sobre a ética do apresentador.  As morfologias da vaca, novilha e bezerra holandesa serão tratadas no segundo módulo do curso. “Dessa forma, o produtor consegue melhor identificar os seus expoentes, aqueles que são os melhores animais dentro do seu rebanho”, pontua Ferreira.

O terceiro módulo mostrará aos produtores a preparação necessária para que os animais saiam bem nas competições. Como eles devem ser amansados, lavados, ter seus pelos tratados, casqueados e como tosquiar o corpo, linha superior e úbere de uma vaca leiteira. Ferreira esclarece que isso é essencial para que o animal fique mais competitivo na pista.  

O último módulo do curso terá o tema Marketing e Propaganda. A ideia é ensinar a exibir melhor o animal em fotos e filmagens. Este material pode ser usado para exposições virtuais, que acontecem na América hoje, e na escolha das Nomeadas e Supremas da raça a nível nacional. “Para que a gente consiga fazer, através do uso da imagem dos animais, o melhor resultado de marketing para cada rebanho, animal e produtor”, finaliza o vice-presidente da Gadolando.

Mais informações pelo telefone (51) 3336-2533 e pelo e-mail [email protected].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.