CI

Gana quer incentivar melhoramento genético

Os cientistas dizem que isso encorajará mais investimentos privados no setor de sementes.


Cientistas, políticos e agricultores estão pedindo ao governo de Gana que promulgue novas leis que fortaleçam a indústria local de sementes e tornem as sementes melhoradas mais disponíveis para os agricultores. Eles querem que o governo introduza a Lei de Criadores de Plantas, que promete ajudar a tornar o país mais competitivo na indústria de sementes e garantir a segurança alimentar.  

O projeto foi apresentado pela primeira vez ao Parlamento há cerca de seis anos, mas ainda precisa ser aprovado. Isso porque o Parlamento suspendeu o trabalho em 2015 após protestos de alguns grupos da sociedade civil e de agricultores que alegaram que isso faria com que os produtores rurais perdessem a propriedade de suas sementes. 

De acordo com o Dr. Richard Ameyaw Ampadu, cientista do Conselho de Pesquisa Científica e Industrial. (CSIR), a aprovação dará aos cientistas e instituições de ciência propriedade intelectual sobre novas variedades de plantas que eles desenvolvem para que possam ganhar royalties sobre os produtos. Os cientistas dizem que isso encorajará mais investimentos privados no setor de sementes para o benefício dos agricultores e da nação como um todo. 

"O que se procura fazer é dar aos cientistas que desenvolvem as sementes alguns royalties para permitir que eles continuem trabalhando e criem cada vez mais sementes melhores. O governo não está dando dinheiro aos cientistas para desenvolver sementes para nossos agricultores. Mas precisamos de diferentes variedades de sementes para que os agricultores possam escolher entre boas variedades”, comenta.

Na África, mais de 10 países, incluindo Quênia, Marrocos, África do Sul, Tanzânia, Tunísia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue, aprovaram o projeto de criadores de plantas em lei. Isso acelerou a introdução de novas variedades de plantas e levou à transformação de seu setor agrícola, diz o cientista.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.