Gangues chinesas espalham peste suína para lucrarem
CI
CRIME

Gangues chinesas espalham peste suína para lucrarem

"Uma de nossas filiais avistou drones lançando ar objetos desconhecidos"
Por: -Leonardo Gottems

Algumas gangues chinesas estão espalhando o vírus da peste suína africana em fazendas do país, para comprarem os porcos com um preço mais baixo e vendê-los como se fossem saudáveis. De acordo com a revista China Comment, que é afiliada à agência de notícias estatal Xinhua e realizou a investigação, essas gangues se utilizam mais fortemente de boatos sobre o vírus, mas em alguns casos utilizam até drones para espalhar a doença entre porcos saudáveis. 

"Uma de nossas filiais avistou drones lançando ar objetos desconhecidos em nossa pocilga, e uma inspeção posterior encontrou o vírus nessas coisas", disse um gerente de fazendeiro aos repórteres. 

Nesse cenário, a doença reduziu os rebanhos suínos do país em mais de 40% devido a abates em massa projetados para impedir que ela se espalhe ainda mais. A escassez resultante viu os preços da carne suína mais que dobrarem, oferecendo oportunidades para os criminosos explorarem. 

A polícia chinesa já interceptou 10 mil porcos vivos, somente na província de Yunnan, alguns infectados pelo vírus, destinados a outras províncias. O relatório disse que a polícia acreditava que uma quadrilha havia contrabandeado 4.000 porcos da província em um dia, isso porque os contrabandistas estavam subornando inspetores e falsificando certificados de quarentena para contrabandear os animais através das fronteiras provinciais. 

“Em um desses casos, em Lichuan, uma cidade na província central de Hubei, a doença se espalhou pela área após um veterinário forjar certificados para animais infectados. Os contrabandistas estão tentando lucrar com um aumento nos preços que viram o custo da carne subir de cerca de 20 yuans por quilograma para uma alta de 52,30 yuans no mês passado”, indicou a Associação Catarinense de Criadores de Suínos. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink