CI

GAP Genética celebra 40 anos na criação de Cavalos Crioulos com leilão

Égua Almendra de São Pedro está entre os destaques do remate que também vai festejar a vida


Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação

Será com um grande evento que a GAP Genética celebrará seus 40 anos de seleção e excelência na criação de Cavalos Crioulos. O leilão, sob a responsabilidade da Trajano Silva Remates, acontece no próximo dia 21 de abril. O remate será transmitido ao vivo pela internet. 

Conforme Marcelo Silva, diretor da Trajano Silva Remates, a GAP vem sendo conduzida nestes 40 anos com muito critério, capricho, qualidade e minúcia nos investimentos. “Têm colhido resultados e demonstrado alta performance invejável nas pistas, principalmente nos últimos dez anos, tanto que conquista toda sorte de campeonatos, tanto Freio de Ouro e Morfologia Expointer, quanto provas juvenis”, avaliou. 

Silva também destacou que, além de ser um leilão para a marca GAP Genética, será uma festa para celebrar a vida e saúde em um ambiente telúrico. “O Eduardo (Linhares) por ser ‘uma pessoa maior’, com 92 anos, resolveu fazer uma grande festa, com oferta diferenciada”, explicou. Entre os destaques, está a égua Almendra de São Pedro, grande destaque nas exposições morfológicas, entre elas alcançando o prêmio de Grande Campeã da Morfologia FICCC Montevidéu. 

“É o amor pelo que se faz” foi a frase escolhida por Márcia Linhares para tentar resumir os 40 anos de criação de Cavalos Crioulos pela GAP Genética. Criada na fazenda, a zootecnista conta que sempre teve uma ligação muito forte com o cavalo e que brincava com as amigas, quando foi estudar em Porto Alegre, que “quem monta a cavalo não precisa de psicólogo”. 

Sobre a GAP, ela ressalta que eles são uma família que vive do agronegócio. O cavalo começou como uma grande paixão e como uma empresa familiar, objetivando se  profissionalizar, o cavalo não acabou sendo diferente e virou um negócio. Quando os cavalos da GAP entram em pista, contudo, “é só coração, pois o cavalo sempre foi um  grande elo de união entre os familiares e essa coisa da torcida, até mesmo com outras cabanhas, todo mundo vibra mesmo sendo de um adversário”, conta. 

Ao falar sobre qual seria o seu cavalo preferido, ela não pensa duas vezes: Pampa de São Pedro. “Desde o planejamento genético, cruzamento, desenvolvimento dele enquanto potro, até o planejamento das campanhas morfológicas ou funcionais, sempre foi tudo muito curtido e me envolvi diretamente”, relata. O cavalo, falecido em 2017, fez uma trajetória ímpar culminando em Freio de Prata, Freio de Ouro e Freio de Ouro FICCC. "Das oito vezes em que saiu para pista, levou apenas um segundo lugar”, lembra.

O coração de Márcia Linhares pode ter dono até hoje, mas vai bater forte neste leilão especial. “Vamos ofertar a Almendra, essa super mãe, super premiada, o maior animal que vamos vender na história da GAP”, informa, ressaltando que fica no criatório uma reserva de sua genética. 

Ainda sobre os 27 lotes que serão disponibilizados aos compradores, a zootecnista da GAP Genética cita os cinco machos nascidos em 2020, sendo um deles GAP Oriental, campeão do Tempranito. Além disso, também será diferencial e uma oferta inédita na GAP a de 50% de qualquer um dos produtos que serão resenhados. “São os nascidos em 2021 e qualquer um pode entrar em nosso plantel e ser nosso parceiro, além de poder escolher qualquer um dos nossos potros aos pé, cerca de 80 disponíveis”, explica. E sobre genética, ela destaca que 50% da oferta do leilão vem da genética de Fantástico de São Pedro, um dos padrillos de maior destaque, hoje, na raça. 

A GAP também fará venda vertical com oito potrancas nascidas de 2020. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.