CI

Garantias sanitárias à carne exportada aos EUA são aprovadas por inspetores

Os 22 frigoríficos que vendem carne termoprocessada aos Estados Unidos continuam habilitados


As garantias higiênicossanitárias do Brasil à carne bovina termoprocessada exportada aos Estados Unidos foram consideradas “plenamente satisfatórias” por inspetores do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar, do Departamento de Agricultura norteamericano (FSIS/USDA). Terminou, nesta sexta-feira (14), em São Paulo/SP, o trabalho da missão que visitou cinco estados brasileiros para auditar o sistema de inspeção, visando à manutenção das exportações de carne bovina termoprocessada àquele mercado.

De acordo com o chefe da missão, os 22 frigoríficos que vendem carne termoprocessada aos Estados Unidos continuam habilitados. Onze estabelecimentos de abate e de industrialização foram visitados nos estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Também foram inspecionados um laboratório de microbiologia e outro de controle de resíduos dos produtos veterinários.

Nas indústrias, o foco foi a adoção de Programas de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO), bem-estar animal, remoção de material específico de risco da Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da vaca louca) e controles microbiológicos. Já o controle oficial foi auditado nos aspectos de inspeção ante e post-mortem e verificados os programas de autocontrole implantados pelos estabelecimentos inspecionados e controles microbiológicos

A partir das conclusões da auditoria, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) mantém a prerrogativa de incluir novos estabelecimentos na lista de exportadores para os Estados Unidos sem a aprovação prévia do Departamento de Agricultura daquele país. (Da Redação)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.