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Gargalo logístico e colheita de grãos afetarão a safra da cana

Problemas são observados em função do escoamento da safra recorde de grãos


As usinas de cana de açúcar devem enfrentar problemas logísticos para escoar uma safra recorde do setor sucroalcooleiro neste ano. Com a perspectiva de moer 587 milhões de toneladas de cana até o próximo ano, produtores já começam a antecipar a safra, que competirá com a colheita - também recorde - de soja para o uso da infraestrutura de escoamento e exportação da carga. 


Para o Grupo São Martinho, que antecipou a safra da cana e já está colhendo nesta semana, as perspectivas não são positivas. Segundo o diretor de logística do grupo, Wagner Masiero, o entrave logístico "vai ser tão ou mais difícil do que o do ano passado". "A safra recorde de grãos acabou trazendo um impacto geral para a infraestrutura, que não tem capacidade de absorver essa safra recorde e outras safras", criticou.

A dificuldade de escoar a produção da safra de 2012/2013 de soja, estimada em 23,5 milhões de toneladas, já levou à redução do ritmo de compras e até ao cancelamento de contratos do grão. Mesmo com o fim do período de embarques de soja, a infraestrutura de transportes, armazenagem e escoamento será imediatamente ocupada pela safra de milho safrinha, que também será recorde, com perspectiva de chegar a 76,1 milhões de toneladas, de acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Considerando-se, porém, apenas o escoamento da produção de cana no segundo semestre, a perspectiva não é tão pessimista. Segundo o professor José Vicente Caixeta Filho, do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), o setor sucroalcooleiro tem vantagens na comparação com outros setores agrícolas pelo investimento realizado, por exemplo, no transporte por ferrovia. Atualmente mais de 20% da produção do setor são escoados por trilhos. No caso da produção de açúcar, até 40% são transportados em vagões.

Apesar do uso intensivo do transporte ferroviário, Masiero acredita que a safra recorde de grãos também competirá com a cana neste modal, que não terá capacidade para atender a todo o volume de produção. "[O setor sucroalcooleiro] vai usar o transporte rodoviário, o que vai se refletir no aumento do frete", atesta.


No entanto, o gargalo apontado pelo gerente de logística do Grupo São Martinho não se compara à situação atual dos grãos, ressalta Caixeta Filho. "Vamos ter problemas de natureza logística, mas não tão gritantes como o que percebemos na soja."

O setor aguarda a inauguração do alcooduto sob responsabilidade da Logum Logística, pelo menos da parte entre as cidades de Ribeirão Preto e Paulínia, para aliviar o problema do escoamento do etanol, que deve responder por 51,5% da cana processada nesta safra, segundo projeção da Datagro.

Logística nos portos

Caixeta Filho ressalta que os produtores de cana devem dar atenção principalmente para a logística de armazenamento nos terminais portuários e no embarque do produto nos navios. "Em termos de construção de novos armazéns nos portos, ações como o uso de tecnologia mais eficiente e moderna são bem-vindas e esperadas pelo segmento sucroenergético", diz. Segundo o especialista, é preciso haver uma solução integrada a fim de que a estrutura de armazenamento seja bem dimensionada para o volume de produção e para que não haja atrasos do embarque nos navios que acarretem multas.

Moagem chega a 36,2 t

O volume de cana-de-açúcar processado pelas usinas do centro-sul no acumulado da safra 2012/2013 até 16 de março cresceu 8%, para 532,6 milhões de toneladas, segundo a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica). Como a temporada está praticamente encerrada, o total avançou 0,01% ante o informado no último relatório, que computava 532,53 milhões de toneladas.

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