CI

Garrafas de plástico viram sorvente de pesticidas

“Propusemos um novo método para sintetizar uma estrutura metal-orgânica "


Foto: Pixabay

Cientistas da Tomsk Polytechnic University (TPU) propuseram um método para criar um sorvente para a remoção do inseticida imidaclopride da água. O sorvente pertence a estruturas metal-orgânicas, uma classe de materiais não convencionais.  

Os químicos da TPU desenvolveram tal estrutura diretamente com polietileno tereftalato (PET) usado para produzir garrafas de plástico comuns. O método é bastante simples e permite converter materiais usados em um produto útil. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista acadêmica Applied Materials Today. 

Estruturas metal-orgânicas são substâncias com uma estrutura tridimensional, onde aglomerados ou íons metálicos são unidos por ligantes orgânicos. O resultado é um material poroso com propriedades tanto de metais quanto de compostos orgânicos. “Devido à sua estrutura porosa e a uma série de outras propriedades, as estruturas metal-orgânicas têm um alto potencial como sorventes. Estamos particularmente interessados no problema da sorção de inseticidas, que são amplamente utilizados na agricultura moderna e se acumulam no solo e na água. 

“Propusemos um novo método para sintetizar uma estrutura metal-orgânica chamada UiO-66 com íons de zircônio. O material de origem é o que nos interessa antes de tudo ", diz Pavel Postnikov, supervisor de pesquisa e professor associado da Escola de Pesquisa de Química e Ciências Biomédicas Aplicadas da TPU. Os pesquisadores experimentaram o imidaclopride, que é um dos inseticidas mais difundidos usados na agricultura. 

“O imidaclopride se acumula em corpos d'água naturais que penetram no solo. De acordo com pesquisadores canadenses, o imidaclopride foi detectado em águas ao redor do mundo em concentrações que variam de 0,001 a 320 microgramas por litro", disse Oleg Semyonov, um dos autores do artigo e pesquisador júnior da Escola de Pesquisa TPU de Química e Ciências Biomédicas Aplicadas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.