CI

Gasolina passará a ter 25% de álcool anidro

A medida elevará em 200 milhões de litros por mês a demanda de álcool anidro


O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, confirmou nessa segunda-feira (04-06) que o governo vai autorizar este mês o aumento da mistura de álcool anidro à gasolina dos atuais 23% para 25%. Segundo ele, as negociações entre as equipes técnicas dos vários ministérios envolvidos e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) já foram acertadas, o que pode antecipar a divulgação do novo percentual.

“Já está definido (o porcentual). Em outros tempos, esse processo demoraria entre 10 e 15 dias”, disse o ministro, que participou do Ethanol Summit, evento promovido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

A medida, uma das principais reivindicações do setor canavieiro, elevará em 200 milhões de litros por mês a demanda de álcool anidro. O aumento de demanda pode ajudar a segurar o preço do álcool entre as usinas e as distribuidoras. A ANP analisou os números do setor e concluiu que não há riscos de falta de combustível na próxima entressafra, que começa em novembro e termina em abril de 2008.

O ministro disse ainda que o governo está estudando uma reação ao sobe-e-desce dos preços dos combustíveis. Uma das soluções, disse Stephanes, seria incentivar o uso do mercado futuro, nos moldes da proposta da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) de negociar contratos futuros de etanol. A outra seria a composição de estoques regulatórios a serem escoados na entressafra e evitar variações bruscas nos preços. Ontem, o ex-primeiro-ministro espanhol Felipe González criticou a postura assumida por alguns países, como Cuba e Venezuela, contra os biocombustíveis, argumentando que eles representariam uma ameaça à oferta mundial de alimentos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.