CI

Gaúchos dizem sim a novo código

Com aval da presidente Dilma, projeto deve ser apreciado pelo plenário do Senado com grande chance de aprovação


Com aval da presidente Dilma, projeto deve ser apreciado pelo plenário do Senado com grande chance de aprovação

O Novo Código Florestal chega ao plenário do Senado com apoio da bancada gaúcha. Apesar de reconhecerem que o texto não é o ideal, os senadores Ana Amélia Lemos, Paulo Paim e Pedro Simon adiantaram que darão voto favorável ao PLC 30/2011, que está na Casa há quase seis meses e já passou por quatro comissões. O acordo para a votação hoje (30) foi alinhavado ontem em reunião de líderes depois que o governo aceitou viabilizar a Emenda 29 (sobre recursos para a saúde).


Contudo, o requerimento de regime de urgência do PLC 30, que deveria ter sido votado ontem, ficou para hoje devido ao pedido de adiamento do PSol. O partido, que quer levar a votação para a próxima semana, alega que o substitutivo não foi publicado no Diário do Senado nem lido, como prevê o regimento. Se aprovado, o texto volta à Câmara e depois segue para sanção.

Paim acredita que o Novo Código será aprovado com a maioria no Senado. "A orientação da presidente Dilma Rousseff é que a base aliada vote a favor. Como está tudo mais ou menos acordado, devemos passar dos 70 votos." Dos 81 senadores, 60 integram a base governista. Também favorável ao PLC 30, Simon vai pedir a supressão do parágrafo 12 do artigo 61, que se refere às atividades consolidadas em Áreas de Preservação Permanente. "É uma brecha que permitirá ampliar o desmatamento." No entanto, diz que o texto é positivo, pois resolve a "angústia de pequenos produtores e arrozeiros". A senadora Ana Amélia considera a proposta "dentro do politicamente possível".


Ambientalistas torcem pelo veto presidencial, já que, segundo Marcio Astrini, do Greenpeace, a redução do desmatamento foi compromisso de campanha de Dilma.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.