CI

Gaúchos ministram curso de rastreabilidade bovina em SC


A Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc) prepara a última etapa de preparação para o lançamento do programa de rastreamento do rebanho bovino local. Antes da implantação do Sistema Integrado de Rastreabilidade Bovina (Sirb), a entidade, que atua em parceria com a Planejar, empresa especializada em rastreabilidade de Porto Alegre, vai treinar funcionários dos Sindicatos Rurais de todo o estado. Atualmente, na ação precursora do processo, estão sendo preparados os técnicos que serão responsáveis pela centralização das informações do serviço.

Segundo o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, inicialmente o programa pretende chegar a 100 mil animais. Além de treinar o pessoal, a Planejar fará o desenvolvimento e a atualização do sistema, manterá o endereço eletrônico de acesso ao SIRB (www.sirb.com.br), garantirá segurança de ambiente internet, fornecerá todos os programas de computador (softwares) e manterá infra-estrutura de hardwares suficiente a garantir o armazenamento e gestão do banco de dados. Os dados também poderão ser acessados pelos técnicos do Fundo Nacional de Defesa da Pecuária.

Segundo a Faesc, a parte de campo do processo será feita pelos técnicos dos sindicatos. Eles vão acompanhar os rebanhos e transmitir os dados pela internet à certificadora.

Com a ação, a Faesc pretende adequar-se às novas regras do Ministério da Agricultura, que determinou que até 2008 todo o rebanho brasileiro esteja rastreado. Isso permitirá a manutenção de informações do nascimento do animal até o momento em que sua carne for processada para ir à mesa do consumidor.

Rogério Kiefer

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.