CI

Geada ainda ameaça lavouras de trigo no PR

Para esta sexta-feira a previsão é de intensas geadas nas principais regiões do Paraná


A cultura do trigo está em pleno desenvolvimento. A área cultivada este ano foi maior em relação a do ano passado, pois as perspectivas para este são melhores. Porém, o clima não tem ajudado muito em razão da falta de chuvas em algumas regiões e a seqüência de geadas que está “castigando” as lavouras do Paraná, maior produtor do cereal. Para esta sexta-feira (27-07) a previsão é de intensas geadas nas principais regiões deste Estado, sendo que muitas lavouras estão despadronizadas e com morte de afilhos. A germinação atrasou e em alguns casos levou quase 30 dias para a emergência das sementes. Isto sem dúvida já acarreta a perda de produtividade no ano. Com o clima mais seco surgiram alguns focos de pragas, não sendo mais intensos devido às temperaturas mais baixas. Outros estados como Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul as condições de desenvolvimento são consideradas razoáveis. No RS algumas regiões estão com semeadura atrasada devido ao excesso de chuvas, o que representa risco na produtividade final. As doenças mais comuns como ferrugem (Puccinia triticina), giberela (Fusarium graminearum) e pragas principalmente como o pulgão verde (Schizaphis graminum) ainda não apareceram com intensidade, mas quando o clima começar a aumentar devem aparecer nas lavouras. Para pesquisar sobre estas pragas e doenças acesse
Agrolinkfito e veja todas as empresas e produtos com registros para o trigo. Na seção Cereais de Inverno é possível ter acesso às notícias atualizadas sobre o andamento das lavouras, clima e mercado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.