CI

Geadas atingem trigo na Argentina; devem prejudicar produtividade

nas províncias de Buenos Aires, Córdoba e Santa Fé, no norte do país


O cinturão de trigo da Argentina foi atingido por geadas no início desta terça-feira, ameaçando causar danos à produtividade das lavouras, disseram meteorologistas agrícolas, acrescentando que mais frio estava a caminho.

Os campos nas províncias de Buenos Aires, Córdoba e Santa Fé, no norte do país, foram os mais prejudicados pela onda de frio.

"Pode ser sério", disse Eduardo Sierra, especialista em clima da bolsa de grãos de Buenos Aires. "Este é um momento muito sensível ao clima para as plantas de trigo, dependendo de qual estágio de desenvolvimento cada campo está."

"Também deve haver geadas severas durante o próximo final de semana", acrescentou Sierra, "então é bastante possível que o trigo seja danificado."

O Serviço Nacional de Meteorologia da Argentina disse que nas 24 horas até o meio-dia de terça-feira as temperaturas atingiram zero a 5 graus negativos em grandes partes de Buenos Aires, principal província de grãos do país, e em áreas de milho de Córdoba, além do sul de Santa Fé.


Condições climáticas adversas podem prejudicar a produção argentina de trigo em 2013/14.

O Ministério da Agricultura cortou sua estimativa de área de plantio de milho para 3,4 milhões de hectares (8,4 milhões de acres) ante suas estimativas anteriores de 3,9 milhões de hectares, citando um solo seco após a falta de chuvas no mês de agosto e no início de setembro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.