CI

Gene da floração também controla raízes

Estudo foi feito em trigo e cevada


Foto: Marcel Oliveira

Pesquisadores da Universidade de Queensland descobriram que um gene chave que controla o tempo de floração nas safras de trigo e cevada também direciona o crescimento das raízes da planta. O líder do projeto, Dr. Lee Hickey, da Aliança de Queensland para Agricultura e Inovação Alimentar (QAAFI), disse que a descoberta foi um avanço na compreensão da genética do desenvolvimento de raízes e pode impulsionar a segurança alimentar permitindo que os pesquisadores produzam safras melhor adaptadas a uma variedade de ambientes. 

“O trigo e a cevada são culturas antigas e os humanos os cultivam há milhares de anos. Ao longo dos anos, os agricultores e, mais recentemente, os criadores fizeram um progresso significativo na seleção de características acima do solo, mas ignoraram em grande parte a 'metade oculta' da planta: suas raízes. Nossa descoberta de que o gene VRN1, que é conhecido por regular a floração nas safras de trigo e cevada, também desempenha um papel na capacidade da planta de responder à gravidade, direcionando o crescimento da raiz e determinando o crescimento da raiz. forma geral do sistema radicular”, comenta o pesquisador. 

O Dr. Hickey disse que esta informação inesperada sobre as funções subterrâneas do gene VRN1 tem implicações importantes para otimizar as colheitas de cereais, uma vez que as variedades de colheitas com sistemas radiculares melhorados podem melhorar drasticamente a produtividade agrícola. "Uma variante particular do VRN1 na cevada, conhecida como alelo Morex, induziu simultaneamente a floração precoce e manteve um sistema radicular 'íngreme, barato e profundo'", disse o Dr. Hickey. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.