CI

Gene da longevidade é descoberto em plantas

Isso pode permitir o crescimento após a floração


Foto: Pixabay

Os cientistas da Universidade de Leiden, nos Países Baixos, descobriram um gene que permite o crescimento anual das plantas após a floração, em vez de morrer. Nas plantas perenes, alguns desses pontos de crescimento permanecem vegetativos, de modo que após a floração a planta possa continuar a crescer na próxima estação, mas nas plantas anuais isso não acontece e elas morrem. 

O primeiro autor, Omid Karami, demonstrou durante sua pesquisa de doutorado como o chamado gene AHL15 funciona. Ele superexpressou o gene em Arabidopsis para torná-lo muito mais ativo do que o normal. Como nas plantas perenes, alguns pontos de crescimento permanecem na fase vegetativa das plantas de Arabidopsis modificadas. 

As plantas continuam a crescer após a floração e podem florescer várias vezes. Quando os pesquisadores desligaram o gene, eles notaram que as plantas tinham uma vida útil mais curta que o normal. Ao fazer isso, eles demonstram que o gene AHL15, que eles denominaram REJUVENATOR, regula a longevidade das plantas. 

A descoberta do gene contribui para o conhecimento fundamental sobre a história e o envelhecimento da vida das plantas, diz ele. O gene também pode fornecer respostas para a pergunta de por que, durante a evolução, certas espécies se tornaram anuais e outras se tornaram perenes. 

Manter alguns pontos de crescimento vegetativo em uma safra permitiria que as plantas continuassem a crescer após a colheita pode permitir várias colheitas da mesma cultura e, assim, aumentar o rendimento por planta. Os agricultores também precisam arar com menos frequência ao cultivar plantas com mais frequência. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.