CI

Genes ajudam as plantas a crescer debaixo d'água

Quando a planta é imersa em água, certos genes alertam sobre o perigo


Foto: Divulgação Epagri

Um estudo da Universidade de Estocolmo, na Suécia, identificou genes especiais que impedem as plantas de murchar e que lhes permitem permanecer saudáveis apesar da falta de oxigênio quando estão submersas por longos períodos de tempo. Sylvia Lindberg, professora da Universidade de Estocolmo, observou como as plantas se tornam mais resistentes à deficiência de oxigênio. 

Quando a planta é imersa em água, certos genes alertam sobre o perigo e os genes específicos da planta ativa para ajudar a se defender. Nesse cenário, o gene é chamado de PLD, que é a enzima fosfolipase D. Até agora, o papel fundamental que desempenha nos sistemas de sinalização de deficiência de oxigênio das plantas era desconhecido. 

Lindberg e sua equipe usaram plantas mutantes que não tinham o gene potencialmente protetor para ver como elas se desenvolveram durante uma inundação simulada. As folhas das plantas mutantes ficaram amarelas e morreram, o que significa que o gene desempenha um papel fundamental em manter as plantas em boas condições. 

Alguns dos mutantes da planta produziram menos cálcio em comparação com a planta selvagem, quando expostos à falta de oxigênio. Portanto, é possível que a quantidade de cálcio também proteja a planta.  O cálcio é uma importante substância sinalizadora que aumenta dentro das células para todos os tipos de estresse que foram examinados. 

Os mutantes da planta também produziam menos ácido fosfatídico, que também é um segundo mensageiro importante em tempos de estresse nas plantas. O próximo passo é investigar como as plantas reagiriam à deficiência de oxigênio se a quantidade do gene PLD modificado aumentasse.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.