CI

GenesisGroup está credenciado para atuar nos maiores portos brasileiros

Supervisão visa fornecer aos consumidores garantias de segurança dos alimentos


GenesisGroup está credenciado para atuar nos maiores portos brasileiros

Em 2008, o agronegócio brasileiro teve um prejuízo calculado pela Abiove em mais de US$ 1 bilhão. Perto de 400 mil toneladas de soja foram refugadas pela China por estarem com resíduos de fungicida acima do permitido. Foram quase 5 meses de embargo, quando nossas exportações ficaram suspensas.

O Brasil é o segundo maior exportador mundial de soja em grão, atrás apenas dos EUA. O complexo soja responde por quase um terço da pauta. No ano passado foram 42,3 milhões de toneladas embarcadas para 46 países, com receita de US$ 17,2 bilhões. O Brasil também é lider mundial nas exportações de açúcar, carnes bovina e de frango, café em grão e suco de laranja.

A porta de saída de 90% de nossas mercadorias comercializadas para outros países são os portos. Segundo o Centronave - Centro Nacional de Navegação - que reúne as 31 maiores companhias de navegação em operação no país, nos cinco primeiros meses deste ano, 5.892 empresas utilizaram navios porta conteineres para exportações. E nos últimos 12 meses, foram feitas 11.302 escalas de navios do mesmo porte em 39 portos brasileiros, com 189 países de origem e destino.

Para que os produtos brasileiros mantenham a qualidade e não corram o risco de serem refugados, a exemplo da soja em 2008, eles precisam passar pela supervisão de embarque. Um trabalho minucioso de rastreabilidade e controle que começa bem antes da porteira, com a análise dos grãos plantados e colhidos; na quantidade e qualidade das cargas movimentadas nos silos e armazéns, nas estradas, sobre trilhos e a bordo dos navios, antes e durante as operações de descarga e embarque para o exterior.

GenesisGroup faz supervisão nos Portos

O GenesisGroup, através do Geneslab Ltda e da Intertrace, está credenciado para fazer a supervisão de embarques de grãos, açúcar e biocombustíveis nos principais portos do País: Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC) e Rio Grande (RS). A autorização foi dada porque o GenesisGroup atendeu a todos os requisitos feitos pelas administrações dos portos, terminais, Polícia Federal, Ministério da Agricultura e pela aduana brasileira, órgão que cuida da fiscalização das operações ligadas ao comércio exterior e que está subordinada à Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda. No Porto de Santos(SP), o processo de credenciamento deverá ser concluído nos próximos dias.

Segundo o diretor comercial do Geneslab, Rodrigo Alves e o diretor administraivo financeiro do GenesisGroup, Henrique Victorelli Neto, o objetivo da supervisão de embarques realizada nos portos brasileiros é o de fornecer aos consumidores garantias de segurança dos alimentos. “A cadeia de fornecimento mundial está crescendo rapidamente e conforme ela se expande também aumenta a necessidade de padrões de produção equivalentes e amplamente implementados. Nossos produtores estão buscando se enquadrar dentro das normas que regem o mercado mundial de produção e comercialização de produtos agrícolas. E isso não pode ser perdido em nenhuma das etapas do processo, desde a propriedade até a mesa do consumidor. Com a supervisão de embarques, estamos buscando a excelência para o padrão de qualidade dos produtos brasileiros, única forma de agregar valor à nossa produção e abrir portas no cada vez mais competitivo e exigente mercado mundial”.

As informações são da assessoria de imprensa do GenesisGroup.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.