CI

Genética da Conexão Delta G ganha destaque nas Feiras de Primavera

Criadores das raças Hereford e Braford tiveram animais com título máximo nos campeonatos em diferentes regiões do Estado


Criadores das raças Hereford e Braford tiveram animais com título máximo nos campeonatos em diferentes regiões do Estado
 
A participação dos associados da Conexão Delta G, que reúne criadores de bovinos de corte para o trabalho de melhoramento genético de animais das raças Hereford e Braford, nas Feiras de Primavera do Rio Grande do Sul, neste ano, foi muito positiva. Animais de vários associados receberam prêmios de grandes campeões. Mesmo com um perfil muito mais voltado para a produção, a qualidade alcançada pelos conectados se reflete também em pistas de julgamento, com resultados expressivos. Foram conquistados campeonatos em Esteio, Bagé, Alegrete e Dom Pedrito.
 
Na Exposição de Alegrete, a Estância Silêncio recebeu o prêmio de Trio Grande Campeão Braford e a Estância São Manoel o prêmio de Melhor Touro Braford. A São Manoel ainda comercializou o animal mais valorizado da feira, o touro Kibon, que é líder do Sumário Delta G 2016. Ele  foi vendido por R$ 30,75 mil no Leilão Conexão Pampa para o criador sul mato-grossense Eduardo Bernardes. Já a Estância Guatambu teve duas premiações na Exposição de Bagé, o de Trio Grande Campeão Polled Hereford PC e o de Trio Grande Campeão Braford. E na Expointer, em Esteio (RS), a Estância Guatambu foi premiada ainda com o Trio Grande Campeão Polled Hereford PC. 
 
Na Farm Show, em Dom Pedrito, os três touros Braford mais valorizados em remates da feira também foram de associados da Conexão Delta G. O valor mais alto foi alcançado pelo touro de tatuagem P355, da Agropecuária Caty, e arrematado por Ney Azambuja, de Arambaré. Os segundo e terceiro touros mais valorizados foram da Guatambu e da Caty, respectivamente, adquiridos pelo criador Wilson Brochmann. Os dois touros foram contratados pela central de inseminação americana CRI Genética. Já o touro Polled Hereford, da Guatambu, foi o mais valorizado na Farm Show e na temporada de 2016.
 
O presidente da Conexão Delta G, Eduardo Eichenberg, afirma que esse bom desempenho em diferentes regiões do Estado é reflexo de um processo de seleção bastante rigoroso feito dentro da Conexão e focado para a produção. Explica que os vencedores desses campeonatos são animais avaliados dentro de cada safra e realmente superiores, com índices elevados. “A maioria venceu em pistas de rústicos, ou seja, em trio de rústicos de macho ou de fêmeas, o que é um pouco mais próximo da realidade de produção de todos nós, mostrando que aquilo que a gente está selecionando a campo está também sendo reconhecido e valorizado nas pistas de julgamento”, salienta. 
 
Eichenberg destaca ainda que o processo de seleção que a Conexão Delta G está fazendo tem dado bons resultados também nas provas de avaliação a campo. “Nas últimas edições das Provas de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford & Braford (PAC) na Embrapa, que reúnem animais de diferentes criadores, a Conexão tem obtido ótimos resultados” enfatiza.
 
Foto: Gabriel Becco / Divulgação
Texto: Rejane Costa/AgroEffective

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.