CI

Geração de empregos no setor agropecuário

Entre janeiro a dezembro foram criados 6.827 postos de trabalhos formais


A geração de empregos no setor agropecuário de Mato Grosso, ano passado, foi o maior desde 2008. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre janeiro a dezembro foram criados 6.827 postos de trabalhos formais a mais.

Só Notícias apurou que o saldo foi o terceiro maior entre os setores pesquisados, ficando atrás apenas do comércio (+ 9,4 mil) e prestação de serviços (+ 8,8 mil). Em 2011, Mato Grosso gerou, entre todas as atividades econômicas, 33,6 mil novos empregos. Para apurar os dados, o cadastro leva em consideração os registros formais, ou seja, com carteiras assinadas.

Quando comparado com cenário de 2010 do setor agropecuário, o resultado é aproximadamente 79,13% superior. Na ocasião, o saldo final foi de 3.811 profissionais admitidos a mais. Em 2009, o resultado do setor caiu, com a quantidade de demissões superando a de contratações, fechando em - 313 postos de trabalho.

O resultado foi influenciado pelas alterações econômicas ocorridas no cenário mundial, a partir do segundo trimestre de 2008 e, também, nacionalmente. O tema acabou destacado pela Secretaria Estadual de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), em nota técnica publicada em 2011, apontando que as atividades econômicas mais fortes em relação ao mercado internacional (agropecuária e indústria) foram os mais sensíveis aos acontecimentos.

Mesmo com a época de mudanças na economia mundial, em 2008 o setor fechou gerando mais empregos: 3,6 mil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.