CI

Gergelim é opção no Vale do Taquari (RS)

Produtividade da oleaginosa surpreendeu os produtores


Produtores do Vale do Taquari, que hoje dependem somente de culturas de milho, aipim e fumo, têm buscado uma alternativa de cultivo. Em Traveseiro e Marques de Souza, com o apoio do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), eles obtiveram sementes de gergelim por meio do programa Troca-Troca. Em Travesseiro, os agricultores Romilda Neinas e Cláudio Weissemann apostaram na nova opção."Plantamos menos de 1 hectare e nos surpreendemos. A rentabilidade é excelente, investe-se entre dois e três kg/ha e o preço do produto no mercado chega a R$ 5 o quilo", contam.

Em Marques de Souza, Rudimar Fuchs e Ildo Fuchs cultivam uma área de 1 ha. "Conhecemos o produto numa palestra do Capa. Achamos interessante e acreditamos ser uma cultura que pode nos trazer excelentes ganhos". O gergelim que é considerado um alimento de alto valor nutricional, rico em óleo e proteínas. Seus grãos também são aplicados na indústria farmacêutica, cosmética, óleo-química e até para alimentação animal. A produtividade varia de 500 kg a 2 toneladas/ha. A planta tem como vantagem a resistência à seca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.