CI

Gestão da água deve ser inserida na pecuária

“Se água é realmente importante, ela deve ser manejada todos os dias"


Foto: Marcel Oliveira

A gestão de recursos hídricos precisa ser inserida no dia-a-dia do pecuarista para uma produção mais sustentável e eficiente. De acordo com o pesquisador Julio Palhares, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pecuária Sudeste, o produtor precisa urgentemente cuidar desta questão. 

“Se água é realmente importante, ela deve ser manejada todos os dias, assim como manejamos os animais, as pastagens, etc. Não podemos deixá-la em segundo plano. Se fizermos isso, corremos o risco de não tê-la em quantidade e com qualidade necessária em um futuro não muito distante. Algumas regiões do país já têm experimentado crises hídricas. Se internalizarmos o manejo hídrico, conseguiremos reduzir possíveis impactos negativos da atividade pecuária”, afirma ele. 

O pesquisador indica que o hidrômetro é um equipamento simples e com custo baixo, e mesmo assim é bastante importante para a preservação e conservação da água. Isso porque instalação de hidrômetros possibilita ao produtor saber quanto está sendo consumido e onde estão os desperdícios, contribuindo para a tomada de decisões e eficiência no uso da água. 

“Práticas como raspagem do piso nas instalações animais, uso de água sob pressão, mangueira de fluxo controlado ao invés de fluxo contínuo e eliminação de vazamentos são eficazes e de baixo custo. Cisternas para captação de água da chuva, reuso da água de lavagem de instalações para fertirrigação, instalação de hidrômetros para monitoramento e irrigação noturna também são recomendados”, completa a Embrapa. 

Para garantir a qualidade da água e da saúde dos animais, os bebedouros precisam estar limpos diariamente, sendo importante que o animal não beba água de locais como rios, córregos, lagos e lagoas de forma direta. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.